Santa Maria, sexta-feira, 12 de julho de 2024

Sessão Solene de entrega do Troféu Mulher Cidadã

• 08/03/2013

A abertura oficial da V Semana Municipal da Mulher aconteceu na noite desta quinta-feira (07) com a Sessão Solene de entrega do Troféu Mulher Cidadã de Santa Maria. Consolidada pela Lei Municipal nº 5622/2012, o prêmio é concedido às mulheres que desempenharam trabalhos relevantes na cidade nas áreas de assistência social, educação, indústria e comércio, liderança jovem, saúde ou defesa dos direitos da criança e da mulher. A honraria é entregue no primeiro e no terceiro ano da legislatura da Câmara de Vereadores.

A homenageada deste ano é a Pastora Eunice Ivete de Souza, fundadora da União Feminina da Igreja Assembleia de Deus de Santa Maria e região. Com cinco anos de existência, a União Feminina promove palestras sobre o universo feminino que motivam o crescimento das mulheres frente aos desafios diários. Eunice também é a fundadora do Projeto “FEBE” da Igreja. Como coordenadora das oficinas desenvolvidas pelo Projeto, Pastora Eunice orienta a venda dos produtos confeccionados, que, além de ajudar na renda familiar das mulheres, contribui para a autoestima. Desde a primeira Semana Municipal da Mulher, as portas da Assembleia de Deus são abertas pela Pastora Eunice, que, segundo a proponente da Sessão, vereadora Sandra Rebelato, abençoa as mulheres e a jornada feminina em Santa Maria. “Sou testemunha presencial do crescimento das mulheres lideradas por Eunice”, relatou a parlamentar.

Em Porto Alegre, Viamão e Passo Fundo, Eunice Ivete de Souza exerceu trabalhos semelhantes em sua Igreja. “São tantos os valores, tantas virtudes, tantos talentos que Eunice descobre e desvenda, trazendo a público grandes artistas das mais variadas áreas: música, contos, declamação, escritoras, costureiras, artesãs, fotógrafas, jornalistas, palestrantes, fazendo-as realizadas e felizes”, enalteceu Sandra Rebelato.

Em sua fala, a agraciada relembrou sua trajetória na Igreja. “É pelo chamado e pela obediência a Deus que estou aqui recebendo este prêmio”. Às mulheres que a procuram, aflitas, Eunice destacou a importância de semear o amor, a fé e a coragem. Conforme a Pastora, são pequenos gestos que refletem seu testemunho cristão. A Pastora dedicou o Troféu à sua família, principal incentivadora. A homenageada lembrou, com carinho, dos ensinamentos de sua mãe, presente na Sessão, e a fundamental influência em sua vida religiosa. O Troféu Mulher Cidadã de Santa Maria foi entregue à Pastora Eunice pelas vereadoras da casa Sandra Rebelato, Maria de Lourdes Castro, Marta Zanella e Dra. Deili.

A vereadora Sandra ressaltou, durante a Sessão Solene, que a Semana da Mulher do município é um símbolo da participação ativa das mulheres nas condições sociais. Na ocasião, a proponente anunciou que as mulheres vereadoras protocolaram na Câmara um projeto de resolução que cria a Frente Parlamentar Feminina.

Conforme Sandra Rebelato, o objetivo da Frente é fortalecer a luta por maior participação feminina em uma agenda diversificada para o aperfeiçoamento da democracia e na promoção da participação igualitária.

O presidente do legislativo, vereador Marcelo Zappe Bisogno, cumprimentou o público e falou do orgulho da Câmara Municipal pelo Troféu entregue pelas vereadoras da Casa. Ao dirigir-se à homenageada, o parlamentar enfatizou o trabalho de excelência realizado pela Igreja Assembleia de Deus. “Às mulheres de Santa Maria, em nome dos 21 vereadores, o nosso reconhecimento na construção da cidade”. A Sessão ainda contou com a apresentação da flautista Ziliane Teixeira e da tecladista Daiane Job.

Ao final, o público participou do descerramento dos novos quadros na Galeria das Mulheres Parlamentares Helena Ferrari Teixeira. A vereadora Maria de Lourdes Castro e a ex-vereadora Helen Cabral são as parlamentares homenageadas nesta legislatura. Na cerimônia, as homenageadas falaram do crescimento da participação feminina no poder legislativo e, por conseguinte, do papel da mulher na construção de uma identidade mais igualitária na sociedade.

Texto: Michelle Falcão
Fotos: Daniela Huberty