Santa Maria, quarta-feira, 8 de maio de 2024

Reunião pública debate local escolhido para sediar a APAC

• 15/06/2023
  • Geral
  • Criado por: Mateus Azevedo em 15/06/2023

Na noite desta quinta-feira (15), no Plenário Coronel Valença, a Comissão de Políticas Públicas, Assuntos Regionais e Distritais realizou reunião pública para debater sobre o local escolhido para sediar a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), que está prevista para ser instalada no bairro Uglione.

O representante dos moradores do bairro Uglione, Pablo Velasques, se manifestou contra o local destinado pela Prefeitura. “Nós moradores não somos contra a APAC, não somos contra a associação, mas sim contra o local”. Velasques reclamou de que os moradores do bairro nunca participaram das discussões de escolha do local para instalação da APAC. “A comunidade teria que ser ouvida. Mas não agora. Há dois anos”.

O presidente da APAC Santa Maria, professor João Felipe, disse que, em novembro de 2022, participou de uma reunião da Comissão de Políticas Públicas, Assuntos Regionais e Distritais apresentando a associação e o local onde seria instalada da APAC. Afirmou que ocorreram outras ações de divulgação. O presidente da APAC salientou que a informação é muito importante. “A APAC não é cadeia, não é prisão. É um método. É importante dialogar. Estamos, aqui, para isso”.

O juiz responsável pela 1ª Vara criminal de santa Maria, Ulysses Louzada, disse que a reincidência dos condenados, no Brasil, é de 75%. Destacou que conhece a APAC e a metodologia que esta utiliza. Que a APAC terá 20 apenados e que não trará nenhum impacto negativo à comunidade. Salientou que o método APAC enfraquece a influência do crime organizado aos novos detentos. “Quem mais torce contra a APAC são as facções”.

O vereador Tubias Callil argumentou que é contra o local e não contra a APAC. Criticou a condução do Poder Executivo com relação ao debate sobre a escolha do local. “A Prefeitura errou quando determinou o local e não escutou a população”. O parlamentar sugeriu uma permuta do local onde está prevista a instalação da APAC entre a Prefeitura e a iniciativa privada. E que a empresa que assumir o local, construa a APAC em outra localidade.

O líder do governo, vereador Alexandre Pinzon Vargas, relatou que, por telefone, conversou com o procurador do município, Guilherme Cortez, e que o Poder Executivo está à disposição para tentar uma alternativa ao impasse.

Outros parlamentares e membros da comunidade fizeram manifestações sobre o tema. Essa reunião púbica foi transmitida, ao vivo, pelo Canal 18.2, e pode ser revista, na íntegra, aqui.