Santa Maria, sábado, 18 de maio de 2024

Comissão de Saúde se reúne com fisioterapeutas

• 08/03/2013

Integrantes da Comissão de Saúde e Meio Ambiente estiveram reunidos com profissionais fisioterapeutas nesta sexta-feira (08), no Plenarinho da Câmara de Vereadores. A reunião extraordinária foi conduzida pelos vereadores Manoel Badke, Cel. Tavores e Marion Mortari e contou com a presença do presidente do Conselho Regional de Fisioterapia r Terapia Ocupacional, Alexandre Doval da Costa, e da presidente da Associação dos Fisioterapeutas de Santa Maria (AFISM), Patrícia Roveda.

Na pauta, o grupo tratou sobre a importância da fisioterapia no contexto do atendimento aos sobreviventes da tragédia na Boate Kiss, ocorrida em 27 de janeiro. No mês de fevereiro, a AFISM procurou a Câmara de vereadores para solicitar apoio do Legislativo para viabilizar o atendimento fisioterápico para os atendimentos que ainda são necessários por tempo indeterminado. Na ocasião, a associação pediu que a contratação de fisioterapeutas fosse incluída no projeto de Lei nº 7868/2013, que autoriza a Prefeitura a contratar profissionais de saúde em caráter emergencial.

De acordo com Patrícia, o quadro de profissionais fisioterapeutas que estão prestando atendimento no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) não absorve a demanda de pacientes oriundos da tragédia. E a situação deve ficar mais complicada com o retorno das aulas na UFSM. “O atendimento está sendo feito por professores do curso de fisioterapia da Universidade. Quando as aulas recomeçarem, estes professores deverão retornar para a sala de aula. Os pacientes então serão atendidos por estagiários. E essa não é a situação mais indicada”, salienta a presidente da AFISM.

Ainda de acordo com a presidente da AFISM, outra preocupação da categoria é sobre o cadastramento das pessoas que estiveram em contato com a fumaça tóxica. “Essas pessoas precisam continuar sendo alertadas sobre a importância de procurar acompanhamento médico”, destaca.

O vereador Manoel Badke propôs aos profissionais duas frentes de atuação. A primeira delas seria enviar convocação a secretária de Saúde do município, Anny Desconzi, a participar de reunião com a Comissão de Saúde e Meio Ambiente do Legislativo, a fim de conhecer as demandas dos fisioterapeutas. A segunda proposta é solicitar a participação das instituições de ensino que possuem cursos de fisioterapia - Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), para que realizem um trabalho integrado junto com a comissão e com as entidades representativas da categoria.
A próxima reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente acontece na próxima terça-feira (12), às 11h, na Câmara de Vereadores.
Também compõem a comissão os vereadores Jorge Trindade, Luis Carlos Fort, Dra. Deili e Maria de Lourdes Castro.

Texto: Ana Bittencourt
Fotos: Carolina Bonoto