PODER LEGISLATIVO DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA

Câmara de Vereadores de Santa Maria - RS

Santa Maria, quinta-feira, 18 de julho de 2024

Audiência Pública debate a saúde no município


  • 28/06/2023
  • 291 visualizações
  • Audiência Pública
  • Criado por: Camila Porto Nascimento em 28/06/2023
Compartilhe:

Nesta quarta-feira (28), a Comissão Permanente de Saúde e Meio Ambiente realizou audiência pública para debater a rede de saúde no município. Participaram da plenária vereadores, a Secretaria de Meio Ambiente, o Conselho Municipal de Saúde, o Sindicato dos Médicos de Santa Maria (Sindomed), profissionais da saúde e a comunidade em geral. 

O vereador Getúlio Jorge de Vargas (vice-presidente da comissão) presidiu os trabalhos e destacou que tratar sobre a saúde da população é de extrema relevância. A proponente da realização da audiência, vereadora Helen Cabral, disse que recebeu muitas reclamações, especialmente aos fins de semana, sobre o descontrole das unidades de saúde. A parlamentar frisou a importância de se investir na atenção básica de saúde para que as emergências não fiquem superlotadas. 

O vereador Tony Oliveira disse que, desde o início do seu mandato, fiscaliza as unidades de saúde do município. Sobre a audiência, citou que o prefeito e o vice-prefeito de Santa Maria deveriam estar presentes para responder os questionamentos dos edis e da população. 

O presidente do Sindomed, Walter Prisnitz, ressaltou que a burocracia atrapalha no atendimento médico. Ainda, solicitou que não se meça a produtividade na questão quantitativa, pois a saúde do paciente que está no consultório é o sucesso para a medicina, não o número de consultas. 

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria do Carmo Quagliato, solicitou que se faça uma audiência específica para tratar sobre o piso salarial da enfermagem. O tema também foi discutido na tribuna por enfermeiros, que questionaram sobre a data para o reajuste da remuneração. 

A secretária adjunta de Saúde, Ana Paula Seerig, lembrou que a saúde se faz com recurso financeiro e que existem limitações no orçamento. A partir de 2017, a equipe de profissionais da saúde que atendem na atenção primária aumentou, de 16 equipes para 25. 

O secretário de Saúde, Guilherme Ribas, destacou a importância da participação dos profissionais de saúde na audiência. Disse que o município tem buscado estratégias com gestão e planejamento para obter mais recursos para investir na saúde. Ainda, informou que Santa Maria tem, aproximadamente, 50 mil usuários que utilizam a rede pública de saúde. 

Os participantes fizeram diversos questionamentos aos gestores municipais, entre eles, a presença de médicos nas unidades de saúde nos distritos, comunidades terapêuticas de reabilitação, tratamento de pessoas com fibromialgia, atendimento telefônico nas unidade de saúde e a espera por atendimento médico. Confira aqui na transmissão da TV Câmara

Texto: Camila Porto

Fotos: Isadora Pillar


Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços