PODER LEGISLATIVO DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA

Câmara de Vereadores de Santa Maria - RS

Santa Maria, sábado, 18 de maio de 2024

Comissão de Saúde se reúne novamente com fisioterapeutas


  • 12/03/2013
Compartilhe:

Em reunião na manhã desta terça-feira (12), vereadores integrantes da Comissão de Saúde e Meio Ambiente receberam o secretário ajunto de Saúde, Julio Nunes, além de representantes da Associação dos Fisioterapeutas de Santa Maria (AFISM) e coordenadores dos cursos de Fisioterapia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e Centro Universitário Franciscano (UNIFRA).

Os fisioterapeutas e coordenadores buscam auxílio do Poder Legislativo para sensibilizar a Prefeitura a incluir fisioterapeutas no projeto de Lei nº 7868/2013, que autoriza a Poder Executivo a contratar profissionais de saúde em caráter emergencial. O projeto já foi aprovado em sessão plenária realizada no dia 26 de fevereiro.
Durante a reunião, tanto fisioterapeutas quanto coordenadores de curso são unânimes ao afirmar que os profissionais da área que estão prestando atendimento aos sobreviventes não terão condições de atender a demanda gerada pela tragédia. Segundo o grupo, além dos dois fisioterapeutas já contratados para atender os pacientes no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), pelo menos seis novos profissionais deveriam ser chamados para que o serviço de fisioterapia, essencial na recuperação dos pacientes, fosse minimante satisfatório. No entanto, além da falta de recursos humanos, os especialistas também apontam a falta de estrutura, tanto de espaços físicos para atendimento adequado, quanto de equipamentos para uso com os pacientes.

O coordenador do curso de Fisioterapia da UFSM, Jadir Camargo Lemes, destaca que, além da falta de profissionais, o nível de complexidade dos casos a serem atendidos é muito grande e muitas vezes não está ao alcance dos alunos de graduação. “É muita responsabilidade deixar estes pacientes somente sob o atendimento dos alunos que ainda estão em processo de formação. A situação tende a se agravar depois do dia 1º de abril, com o início do ano letivo na UFSM, quando os professores irão retomar suas atividades em sala de aula, deixando os pacientes do HUSM em situação ainda mais preocupante”, alerta.

Questionado sobre a necessidade de contratação de profissionais na especialidade, o secretário adjunto da Saúde, Júlio Nunes, respondeu que contratações esbarram em questões burocráticas, mas elas devem ocorrer no próximo mês (abril).

Ao final da reunião, vereadores e participantes definiram como prioridade elaborar um protocolo para nortear as próximas ações. A vereadora Dra. Deili propôs que o Legislativo elabore um projeto de lei que contemple a contratação emergencial de fisioterapeutas. O vereador Manoel Badke, vice-presidente da comissão, propôs acionar as forças políticas diretamente em Brasília, para viabilizar a demanda apresentada pelos fisioterapeutas.

A próxima reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente está marcada para o dia 15 de março, às 13h30, na Câmara de Vereadores. Serão convidados a participar a coordenadora regional de Saúde, Ilse Melo e o vice-diretor geral e diretor clínico do HUSM, Arnaldo Teixeira Rodrigues. Os parlamentares também pretendem convidar os deputados que representam Santa Maria na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa.

Texto e fotos: Ana Bittencourt

Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços