Santa Maria, sexta-feira, 31 de maio de 2024

• 04/08/2023
  • Geral
  • Criado por: Clarissa Lovatto em 04/08/2023

Na manhã desta sexta-feira (04), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Corsan – formada pelos vereadores Paulo Ricardo Pedroso (presidente), Helen Cabral (vice-presidente) e Manoel Badke (relator) retomou a realização das oitivas, suspensas durante o recesso legislativo de julho. Hoje, o colegiado ouviu José Roberto Ceolin Epstein, Superintendente da Companhia Riograndense de Saneamento – Corsan na Região Central, acompanhado do advogado da concessionária, Aloísio Zimmer. O vereador Manoel Badke ausente em razão de compromisso médico.

A CPI investiga o termo aditivo em conformidade ao novo marco regulatório do saneamento básico e as obrigações assumidas no contrato firmado com o Executivo Municipal.  Após contextualizar as ações da comissão desde a instalação em abril deste ano, os vereadores iniciaram os questionamentos ao depoente. Entre as perguntas, o colegiado indagou se Epstein já exercia da superintendência quando da assinatura do contrato da prefeitura com a Corsan em 2018; se ele poderia elencar quais pontos benéficos de tal contrato para Santa Maria; se constava no contrato a destinação pela Corsan do valor de 6% da arrecadação bruta para o município; qual prazo previsto para cumprimento da universalização da água e do esgoto em Santa Maria; qual a situação da nova adutora de água tratada do Cerrito à UFSM; qual a situação da nova adutora de água bruta; qual situação do reforço da BR 287 projetada para 2024; situação do atendimento aos distritos e do reservatório localizado em Camobi; quais os investimentos nas estações de tratamento de esgoto (ETE) e a situação de tais obras.

O depoimento da testemunha foi transmitido, ao vivo, pela TV Câmara (canal 18.2) e no You Tube (TV Câmara Santa Maria).

Texto: Clarissa Lovatto

Fotos: Isadora Pillar