Santa Maria, terça-feira, 23 de julho de 2024

Comissão de Saúde recebe paciente com doença autoimune

• 22/08/2023
  • Geral
  • Criado por: Mateus Azevedo em 22/08/2023

Na tarde desta terça-feira (22), no Plenário Coronel Valença, a Comissão de Saúde e Meio Ambiente realizou reunião ordinária, em que recebeu a advogada e servidora pública Elizama Romero, que tem uma doença rara e autoimune e solicitou ajuda à comissão para conseguir fazer o tratamento dos Estados Unidos (EUA).

A advogada relata que aos 21 anos de idade perdeu a visão de um olho e, atualmente, tem apenas 20% da visão do outro olho. A servidora informa que essa doença rara é denominada Síndrome ROSAH, e gera infecção no corpo do paciente e que, se não tratada, pode levar a falência dos demais órgãos.

O empresário Vitor Moreira, que está ajudando Elizama a divulgar a sua necessidade e angariar recursos financeiros para conseguir realizar o tratamento nos EUA disse que a servidora foi inserida em um programa estadunidense e que ela precisa estar nos EUA em 13 de setembro para realizar o tratamento experimental. A ida da advogada tem um custo de aproximadamente R$ 120 mil, pois mesmo que o tratamento seja gratuito, Elizama necessita de passagens de ida e volta para ela e para o seu esposo, que é quem lhe acompanhará, além de custear as despesas com hospedagem a alimentação por 30 dias.

Como deliberação, a comissão agendou uma reunião com o secretário de município de Saúde, Guilherme Ribas, para ver de que forma o Poder Executivo pode ajudar Elizama no custeio de sua ida ao EUA. Os parlamentares também se comprometeram em divulgar a situação da advogada em suas redes sociais, na tentativa de que mais pessoas se solidarizem com a situação e ajudem a paciente financeiramente.

Projeto Distribuído

A comissão também deliberou a distribuição do Projeto de Lei Substitutivo 22/2023 ao Projeto de Lei 9631/2023, de autoria do vereador Valdir Oliveira, que assegura à pessoa diabética, nos serviços públicos e privados de saúde sediados no município de Santa Maria, a prioridade de atendimento quando da realização de exames e outros procedimentos que exijam jejum prévio. A matéria foi distribuída para a relatoria da vereadora Marina Callegaro, que tem até 14 dias para exarar parecer sobre a proposição.

Participaram da reunião os vereadores Admar Pozzobom (presidente), Getúlio Jorge de Vargas (vice-presidente), Anita Costa Beber, Helen Cabral, Marina Callegaro, Tony Oliveira e Valdir Oliveira.  O líder do governo municipal, vereador Alexandre Pinzon Vargas, também participou da plenária.

Texto: Mateus Azevedo

Foto: Isadora Pilar