Santa Maria, sexta-feira, 17 de maio de 2024

Vereadores acompanham vistoria em shopping

• 14/03/2013

Vereadores fizeram uma visita, no início da tarde desta quinta-feira (14), às dependências do Royal Plaza Shopping, no bairro Dores.

Acompanhados por fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RS), representante dos bombeiros, membros da Defesa Civil e engenheiros da prefeitura, os vereadores Marcelo Zappe Bisogno, presidente do Legislativo, Daniel Diniz, Cel. Vargas, Marta Zanella, Luciano Guerra, João Carlos Maciel, Marion Mortari, Jorge Trindade, Admar Pozzobom e João Kaus foram recebidos pelo administrador do shopping, Rui Giffoni.

Motivados por denúncias que chegaram pelas redes sociais e por telefone, os vereadores tiveram a iniciativa da visita a fim de verificar a presença de rachaduras nas paredes do shopping. Giffoni conduziu o grupo pelos corredores do complexo comercial, chegando até o estacionamento, mostrando as fissuras e destacando que seu surgimento é absolutamente normal. “Essas rachaduras aparecem em decorrência da junta de dilatação que há atrás do reboco, elas são normais e não oferecem qualquer risco”, garante. As juntas de dilatação são necessárias para suportar as variações térmicas de qualquer construção, explicou o administrador. Ainda segundo Rui Giffoni, as rachaduras são superficiais, apenas no reboco das estruturas.

De acordo com o agente fiscal do CREA, Marcelo Fontoura, durante a execução da obra, a estrutura passou por constantes fiscalizações e são feitas novas vistorias a cada pequena reforma realizada nas dependências do shopping. O técnico também destacou que as Anotações de Responsabilidade Técnicas (ARTs) dos projetos são vistoriadas a cada três meses. Diante das denúncias de frequentadores, o órgão está preparando um relatório de vistoria que deverá ser finalizado no início da próxima semana.

O administrador Rui Giffoni pede que a população sinta-se tranquilizada com a vistoria proposta pelos vereadores, garantindo que o Royal Plaza Shopping é uma das estruturas mais seguras de Santa Maria e foi projetado e construído com todo o rigor de segurança. “Nosso shopping tem a preocupação de ser um local agradável, bonito e seguro para quem nos visita. Somos referência até para quem vem de fora. Ele foi construído para ser um prédio seguro e ele é. Não podemos deixar que boatos nos tirem a tranquilidade. Santa Maria precisa continuar”, destaca.

Para o presidente do Legislativo, Marcelo Zappe Bisogno, a visita foi esclarecedora e deve servir para acalmar a população. “Fomos procurados por algumas pessoas que esperavam nossa presença aqui, estamos cumprindo nosso dever de fiscalizar e atendendo o desejo da população. Agradecemos a maneira transparente como a administração do shopping nos recebeu a fim de esclarecer”, comentou Bisogno.

Inaugurado em março de 2009, o Royal Plaza Shopping atualmente conta com 115 lojas distribuídas em 40.808m2 de área construída. São quatro pisos e cerca de 600 vagas de estacionamento coberto. Por dia, circulam pelo empreendimento entre 7 e 10 mil pessoas. De acordo com a administração do local, o cuidado com a segurança é grande. O Royal conta com 350 extintores de 6 kg, 35 hidrantes, sistema sprinker (dispositivo anti-incêndio), portas e saídas de emergência de fácil acesso e bem sinalizadas, entre outros itens de segurança. Rui Giffoni destaca que, em breve, uma placa contendo todas estas informações estará colocada na entrada do estabelecimento.

Texto e fotos: Ana Bittencourt