Santa Maria, sexta-feira, 17 de maio de 2024

Autoridades discutem proposta de associação dos fisioterapeutas

• 15/03/2013

Na manhã desta sexta-feira (15), vereadores integrantes da Comissão de Saúde e Meio Ambiente receberam o deputado estadual, Valdeci Oliveira, e autoridades municipais e estaduais na área da saúde para discutir a proposta da Associação de Fisioterapeutas de Santa Maria (AFISM). A associação objetiva que a Prefeitura contrate, emergencialmente, oito fisioterapeutas para atender aos sobreviventes da tragédia da Boate Kiss.

A presidente da AFISM, Patrícia Roveda, argumentou que foi detectado, nos ambulatórios e mutirões realizados no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), grande número de pessoas que necessitam de atenção fisioterapêutica. Em contrapartida, o hospital não comporta número elevado de pacientes e a rede municipal não tem profissionais suficientes para a demanda. Por isso, outro objetivo da associação, além da contratação emergencial, é a redistribuição dos profissionais por todas as regiões administrativas da cidade.

O deputado estadual Valdeci Oliveira parabenizou a iniciativa e garantiu que reforços estão sendo feitos, mas é preciso ampliar o atendimento às vítimas. Ainda, se colocou à disposição quanto à articulação com outros órgãos. A coordenadora da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde, Ilse Melo, apresentou um panorama de como aconteceu o atendimento aos feridos e as ações que vêm sendo tomadas pelo governo do Estado. Ela ressaltou que todo o trabalho realizado é em parceria com a União e o município. Quanto ao projeto da AFISM, vai dar andamento ao pedido junto ao Ministério da Saúde.

Representando o município, a superintendente da Vigilância em Saúde, Selena Dutra Michel, afirmou que a atenção básica foi reestruturada e vai contar com mais profissionais da área. Além disso, afirmou que o projeto da associação vai ser colocado em pauta.

A próxima reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente está marcada para o dia 19 de março, às 11h, no Plenário da Câmara de Vereadores.

Texto e foto: Daniela Huberty