PODER LEGISLATIVO DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA

Câmara de Vereadores de Santa Maria - RS

Santa Maria, domingo, 28 de abril de 2024

Câmara entrega Comenda Santos Dumont


  • 24/10/2023
  • 320 visualizações
  • Sessão Solene
  • Criado por: Camila Porto Nascimento em 24/10/2023
Compartilhe:

Na noite desta terça-feira (24), a Câmara de Vereadores de Santa Maria realizou Sessão Solene para a entrega da Comenda Santos Dumont. A homenagem é destinada aos militares da Força Aérea Brasileira (FAB) que mais se destacarem tanto na vida da caserna, como na sociedade civil. Os agraciados da noite foram o capitão Eloi Dirceu Metzdorf e a tripulação do H-60L, denominada de Esquadrão Pantera, a qual realizou ação de resgate às vítimas das cheias no Vale do Taquari. 

O presidente da Casa Legislativa, vereador Givago Ribeiro, destacou que a condecoração faz referência não somente a pessoas, mas a instituições. Sublinhou a relevância da Base Aérea de Santa Maria no desenvolvimento social e econômico do município. Ainda, reconheceu a importância dos familiares dos militares, estendendo a homenagem a eles também.

A vereadora Roberta Pereira Leitão apresentou os agraciados e destacou que, em 2023, é celebrado os 150 anos de Santos Dumont. A edil informou que o capitão Eloi Dirceu Metzdorf nasceu em 1966 e, incentivado pelo pai, seguiu a carreira militar, tendo ingressado na Força Aérea Brasileira em 1985. A parlamentar citou  todos os postos e qualificações adquiridas ao longo da trajetória profissional do capitão, porém, ressaltou a dedicação e solidariedade desenvolvida em ações sociais em prol do próximo por meio do projeto Marmita Solidária, com a distribuição de alimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade social: “mais um soldado na batalha contra a fome”. 

O capitão destacou que, em  38 anos, obteve crescimento pessoal e profissional na FAB . Também disse ter orgulho de fazer parte do projeto solidário Marmita Solidária, o qual começou na região Oeste, no bairro Tancredo Neves e depois foi ampliado a mais localidades carentes da cidade. Defendeu que a comunidade deve ajudar os projetos sociais, seja por meio de doações de donativos ou do tempo para trabalhar. Para finalizar, citou Papa Francisco: “viver para os outros é uma regra da natureza. A vida é boa quando você está feliz, mas é melhor ainda quando os outros estão felizes por sua causa.”

Sobre a tripulação, a vereadora Leitão lembrou que, entre os dias 4 e 5 de setembro, dezenas de pessoas perderam a suas vidas e centenas desabrigadas. Afirmou que o Esquadrão Pantera trabalhou, incansavelmente, durante 14 horas ininterruptas, resgatando 33 vidas na região do Vale do Taquari. Compõe o grupo os militares: 

- major aviador Alessandro Bellini;
- tenente aviador Josué Marcos Coelho Gonçalves;
 - tenente aviador Marcos Tulio Campolina De Castro Rangel Santos;
- tenente aviador Vitor Lucas De Mello;
 - tenente aviador Gabriel Teixeira Da Silva;
 - sargento Wullivam De Braga Fogaça;
- sargento André Leal Martins;
- sargento Leonardo Roberto Horn;
- sargento Humberto Barbosa Ferraz;
- sargento Alexandre Da Silva Da Costa;
- tenente aviador Rodrigo Esteves De Araújo;
- tenente aviador Rhajyv Siadh Brito De Oliveira;
- sargento Vagner Da Silva Kael;
 - sargento Everton Bortolotto; 
- sargento Luigi Schacker;
- suboficial Nilton César Oliveira De Oliveira.

O 2º sargento Wullivam de Braga Fogaça falou em nome do Esquadrão Pantera. Tomado de muita emoção, o sargento descreveu parte do trabalho desenvolvido no resgate das vítimas do desastre climático. Disse que a missão durou mais de 14 horas e que o objetivo era “voar e salvar o maior número de vidas possível”. Entre as situações relatadas, o militar lembrou o resgate de famílias em cima de telhados, do salvamento de bombeiros em cima de uma árvore e de crianças, as quais eram carregadas até três de uma só vez. “Cumprimos um dos maiores desafios da nossa carreira”, classificou o militar. 

Texto: Camila Porto

Fotos: Isadora Pilar 

 


Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços