Santa Maria, sábado, 11 de maio de 2024

Câmara realiza lançamento de duas obras publicadas pela Lei do Livro

• 08/11/2023
  • Geral
  • Criado por: Mateus Azevedo em 08/11/2023

Na noite desta quarta-feira (08), no Plenário Coronel Valença, a Câmara de Vereadores de Santa Maria realizou cerimônia de lançamento de duas obras publicadas pelo projeto institucional Lei do Livro referente ao ano de 2022. Os livros denominados Formação Histórico Geográfica de Santa Maria: Origem e Evolução do Coração do Rio Grande e O Artefato dos Crimes são de autoria de Adenilson Zanini/Waterloo Pereira Filho e Ilberto Luís Trentin, respectivamente.

O vice-presidente do Poder Legislativo, Manoel Badke, foi o primeiro a se pronunciar. O parlamentar ressaltou que através da Lei do Livro o parlamento municipal tem a oportunidade de dar visibilidade a todos esses projetos à comunidade santa-mariense.

O escritor Ilberto Luís Trentin agradeceu à Câmara de Vereadores de Santa Maria pela criação e manutenção da Lei do Livro. Trentin também fez referência a todo o apoio que teve de pessoas próximas com palavras de incentivo.

Já o escritor Adenilson Zanini informou que a obra é resultado da sua tese de doutorado. Zanini corroborou a fala anterior e afirmou que apoio de familiares é fundamental para a conclusão de um livro. O autor também agradeceu ao Instituto de Planejamento de Santa Maria (IPLAN) e ao Poder Legislativo de Santa Maria. “Em época de pandemia, abriu as portas para mim”, referindo-se ao setor de arquivo do parlamento.

As obras

O livro intitulado “Formação Histórico Geográfica de Santa Maria: Origem e Evolução do Coração do Rio Grande”, através de uma abordagem geográfica e histórica, tem o objetivo de pontuar, com mais clareza, os primeiros povos que habitaram a região de Santa Maria. O autor da obra declarou que mais de 165 anos antes da presença lusitana no município, indígenas e espanhóis já habitavam Santa Maria.  Já a obra denominada “O Artefato dos Crimes” é uma ficção em que acontecem vários crimes. Conforme o autor, a trama foi adaptada à Santa Maria.

Lei do Livro

A Lei do Livro tem o objetivo de valorizar a literatura do município. O projeto publica, anualmente, até dois livros, “sendo que se forem dois, um deverá ser texto acadêmico (dissertações, teses) e outro texto literário. Os livros publicados farão parte do acervo bibliográfico do Poder Legislativo”, conforme o edital deste ano. As obras publicadas devem ter o enfoque em temas locais ou regionais ligados à história ou cultura santa-mariense, podendo ser classificados nos seguintes tipos de textos literários: crônicas, contos, poemas, romances, ou ainda textos acadêmicos oriundos de alguma investigação científica, filosófica ou artística. As obras são avaliadas por uma comissão julgadora composta por três membros ligados a entidades literárias do município.

Logo após a solenidade, os autores realizaram uma sessão de autógrafos. O lançamento das obras foi transmitido, ao vivo, pelo Canal 18.2 e pelo YouTube: TV Câmara Santa Maria.

Texto: Mateus Azevedo

Foto: Isadora Pilar