Santa Maria, sábado, 11 de maio de 2024

• 2091 visualizações
  • Geral
  • Criado por: Thaís Hoerlle em 09/11/2023

A Comissão de Políticas Públicas, Assuntos Regionais e Distritais recebeu um grupo de pais de alunos da EMEF Zenir Aita. Estes reclamaram de irregularidades que supostamente estão acontecendo na instituição de ensino. Os parlamentares também aprovaram a tramitação de vários projetos.

A mãe de uma aluna da escola, Eliane Keller Fiedoruk, denunciou que a vice-diretora da instituição de ensino tem cometido irregularidades, assédio moral e abuso de poder contra pais e colegas de profissão. Segundo Eliane, a professora de matemática dos anos iniciais está afastada, por 60 dias, de suas atividades profissionais por conta de uma denúncia improcedente feita pela vice-diretora da escola. Fiedoruk relatou também que vários professores da Zenir Aita estão pedindo transferência para outras escolas municipais devido à dificuldade de relacionamento com a vice-diretora da instituição. O grupo de pais informou, ainda, que as denúncias já foram encaminhadas à Secretaria de Município de Educação (SMED) e ao Conselho Municipal de Educação. Mas que, até o momento, nenhuma providência foi tomada.

Deliberação

O colegiado deliberou convidar para reunião no dia 20/11, às 18h30, no Plenarinho, a Secretária de Município de Educação, Lúcia Madruga, representante do Ministério Público, o diretor e a vice-diretora da EMEF Zenir Aita e o grupo de pais que fez a denúncia para apurar a veracidade dos relatos e tentar mediar uma solução ao problema.

Tramitação aprovada

Projeto de Lei 9675 , de autoria da Vereadora Luci Duartes, institui e inclui no calendário oficial do município o dia municipal das pessoas afrodescendentes e o prêmio personalidades afrodescendentes.  O relator Danclar Jesus Rossato opinou pela normal tramitação da proposição em seu parecer, o qual foi aprovado pela comissão.

Projeto de Lei 9676 , de autoria da vereadora Marina Callegaro, institui a semana em memória às vítimas da tragédia da Boate Kiss “lembrar para não repetir” e inclui no Calendário oficial do município. O relator Adelar Vargas, em seu parecer, opinou pela normal tramitação do projeto. A comissão aprovou o parecer do relator.

Projeto de Lei 9665 , de autoria do vereador Valdir Oliveira, denomina de “Rua Manoel da Trindade Moreira” a rua número cinco, localizada na Vila São Rafael, Bairro Chácara das Flores. O vereador Alexandre Pinzon Vargas exarou parecer pela normal tramitação da matéria, o qual foi aprovado pelo colegiado.

Projeto de Resolução Legislativa 16, de autoria da Mesa Diretora, que estabelece responsabilidades e regulamenta a operação de sistemas administrativos externos utilizados pela Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria. A relatora dessa proposição foi a parlamentar Anita Costa Beber, que exarou parecer pela normal tramitação do projeto. A comissão aprovou o relatório da vereadora.

Projeto de Lei 9689 , de autoria do Poder Executivo, que trata da devolução da área em que funciona a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) ao município e autoriza este a doar a área à União para o funcionamento do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) . O relator, Getúlio Jorge de Vargas, opinou pela normal tramitação da matéria em seu parecer, o qual foi aprovado pelo colegiado.

Todos os vereadores integrantes da comissão  participaram da reunião.

Texto: Mateus Azevedo

Foto: Camila Porto