Santa Maria, quarta-feira, 8 de maio de 2024

• 06/12/2023
  • Sessão Solene
  • Criado por: Clarissa Lovatto em 06/12/2023

Em Sessão Solene na noite desta terça-feira (05), a Câmara de Vereadores fez a entrega do Troféu Sergio de Assis Brasil à jornalista Marilice Daronco. A solenidade foi transmitida ao vivo pela TV Câmara Santa Maria (canal 18.2 da TV aberta).  Clique aqui.

A distinção, conferida pelo Parlamento às pessoas que se destacarem na área cultural de vídeo e cinema, leva o nome de Sergio Assis Brasil, pessoa que, como destacou o vereador Werner Rempel durante a Sessão Solene, formou profissionais em todos os campos da produção cinematográfica, determinando o reflorescimento do cinema de Santa Maria.

Ao falar da homenageada, o vereador lembrou que Marilice foi assistente de direção de Sérgio no filme intitulado Manhã Transfigurada. “A partir de hoje, pelo recebimento deste troféu, terá o seu nome muito mais vinculado ao do mestre. Ela é absolutamente merecedora desta distinção”,  destacou o orador, lembrando que, antes mesmo de ingressar no curso de jornalismo na UFSM, já foi premiada com o primeiro lugar na categoria de crônica do Concurso Literário Municipal.

Em nome do Poder Legislativo, o vereador Werner Rempel, ao fazer alusão ao título do prefácio de Marcelo Canellas “Arqueologia da Memória” do livro “Milímetros da História”, de autoria de Marilice, declarou que a homenageada é uma arqueologia da memória do cinema santa-mariense.  Nesta obra, Marilice recontou a história da realização de três filmes: o caseiro A Pandorga, da família Isaia; o documentário de animação A vida no solo, de Ana Primavesi e o longa A ilha misteriosa, de José Caneda.   O vereador também citou outra pesquisa histórica realizada por Marilice, que resultou no livro “O nosso cinema era SUPER”, publicado pela Câmara de Vereadores por meio da Lei do Livro. Essa obra descreve o período do cinema Super-8 em Santa Maria.

Fotos: Luã Santos