Santa Maria, terça-feira, 7 de maio de 2024

Comissão de Cidadania e Direitos Humanos recebe denúncia contra Guarda Municipal

• 14/12/2023
  • Reunião de Comissão
  • Criado por: Camila Porto Nascimento em 14/12/2023

A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos realizou reunião ordinária na manhã desta quinta-feira (14). Na ocasião, o colegiado recebeu o superintendente da Guarda Municipal de Santa Maria, Santo Cordeiro, e o assessor de assuntos governamentais do CIOSP (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública de Santa Maria), Paulo Sergio da Silva. Em pauta, denúncia recebida no dia 30 de novembro a respeito de suposta agressão por parte de integrantes da Guarda Municipal.

Em reunião anterior da comissão, realizada no dia 30, o cidadão Irapuã Borges relatou que, no turno da tarde do dia 15 de novembro, estava passando na praça Saldanha Marinho, quando foi abordado por dois integrantes da Guarda Municipal de Santa Maria, os quais alegaram que ele não poderia ingerir bebidas alcoólicas no local. O cidadão, que é advogado, contou ao colegiado que questionou os agentes qual lei amparava esta ordem. Segundo o relato, na sequência, Irapuã foi algemado,  colocado dentro de uma viatura, quando teria serio agredido com tapas, socos e pontapés e,  na sequência, conduzido até uma sala do CIOSP, permanecendo no local por cerca de trinta minutos.

No encontro desta quinta, a Guarda Municipal deu sua versão dos fatos. De acordo com o superintendente do órgão, foram analisadas as imagens das câmeras de vigilância do CIOSP nos pontos em que se deram as ocorrências. Santo relatou que o cidadão agrediu uma mulher antes de ter sido abordado pela Guarda e que ele possuía sinais visíveis de embriaguez. Sobre ter sido levado algemado, segundo o agente de segurança, isso foi necessário devido o cidadão ter resistido à abordagem e ter agredido com palavras de baixo calão o agente público. Ainda, negou ter havido truculência por parte da Guarda.

Por fim, o assessor de assuntos governamentais do CIOSP considerou a atuação da Guarda Municipal durante o incidente como “totalmente lícita” e colocou as imagens referentes ao fato disponíveis para o Legislativo Municipal, mediante requerimento via ofício.

Fazem parte da Comissão Permanente de Cidadania e Direitos Humanos os vereadores Marina Callegaro (presidente), Paulo Ricardo Siqueira Pedroso (vice-presidente), Adelar Vargas, Admar Pozzobom, Roberta Leitão, João Ricardo Vargas e Rudys Rodrigues.

Texto: Camila Porto e Clarissa Lovatto

Fotos: Luísa Leivas