Santa Maria, terça-feira, 7 de maio de 2024

Audiência debate políticas públicas para pessoas com deficiência no município

• 15/12/2023
  • Audiência Pública
  • Criado por: Mateus Azevedo em 15/12/2023

A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos realizou audiência pública para debater com a sociedade políticas públicas para as pessoas com deficiência no município nesta sexta-feira (15), no Plenário Coronel Valença. O evento teve a participação de representantes do Poder Legislativo, do Poder Executivo, do Conselho Municipal de Saúde, entre outras entidades.

A secretária adjunta da SMS , Ana Paula Seerig, relatou que a maioria das demandas que a pasta tem são serviços especializados. “Dos quais a gente depende do que é disponibilizado pela Secretaria de Saúde do Estado”. Seerig destacou que todo o atendimento inicia pela atenção primária. A secretária adjunta afirma que a SMS é sensível às demandas apresentadas, mas que os recursos da municipalidade não são suficientes.

A integrante do Conselho Municipal de Saúde, Maria do Carmo Quagliato disse que ficou muito impactada com a dificuldade de diagnóstico de crianças com autismo e que o conselho vai tentar propor, juntamente com outras instituições e entidades, uma alternativa a esse impasse.

A presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, Marina Callegaro, destacou que uma das lutas da Câmara de Vereadores de Santa Maria é a construção de um centro de referência do Autismo. “E é uma das pautas que a comissão debate muito. É uma pauta muito reivindicada pela sociedade santa-mariense”. A parlamentar também destaca a importância da sociedade debater sobre todas as deficiências.

A integrante da Coordenação de Educação Especial da Secretaria de Município de Educação, Carolina Teixeira, destacou que é fundamental que todos os entes debatam essa temática para a construção de mais políticas públicas que incidam , ainda mais, nessa parcela da população da sociedade. “E a Secretaria de Educação está sempre aberta ao diálogo”.

O empresário Clebio Baldini é cadeirante e reclamou ter sido multado injustamente pelo Departamento Municipal de Trânsito (DMT) por estar estacionado em estacionamento para pessoas com deficiência.

A estudante Patrícia Maciel da Silva disse que muitos elevadores do ônibus do transporte coletivo não funcionam. “Parece que a gente é invisibilisado. Parecem que não nos ouvem”. Relatou que por esse problema, muitas pessoas PCD são deixadas nas paradas e não têm recursos financeiros para pegar outro tipo de transporte.

Temáticas abordadas

Vários participantes se manifestaram durante a audiência e demandaram ao poder público algumas demandas: falta de monitoria para alunos autistas nas redes municipal e estadual; problemas nas vagas de estacionamento para pessoas com deficiência; falta de metodologia para inclusão de alunos com deficiência; falta de acessibilidade no município e elevadores de ônibus do transporte coletivo em mau funcionamento.

A audiência foi transmitida, ao vivo, pelo Canal 18.2 e pelo YouTube: TV Câmara Santa Maria.

Texto e Foto: Mateus Azevedo