Santa Maria, segunda-feira, 6 de maio de 2024

Em visita à Ulbra, Legislativo reitera apoio à expansão da universidade

• 07/02/2024
  • Geral
  • Criado por: Marcelo Martins em 07/02/2024

Ao dar sequência às agendas institucionais do Legislativo santa-mariense, o presidente da Câmara de Vereadores, Manoel Badke (UB), esteve no campus da Ulbra-SM, que fica às margens da BR-287. Durante a visita ao diretor do campus Mauro Cervi, na manhã desta quarta-feira (7), Badke colocou a Casa à disposição da instituição educacional de Ensino Superior. Conforme o diretor, a Ulbra deu início a um robusto processo de expansão. Citou que, desde o ano passado, a universidade conta com um hub de inovação que visa funcionar “como uma porta de entrada para quem deseja se inserir no ecossistema de inovação”. O local, que fica no centro da cidade, é voltado a buscar uma conexão entre empresas, startups, universidade e poder público. Essa segunda unidade da Ulbra, situada no Espaço Alexandre Cortez junto à sede da Faculdade de Direito (Fadisma), passará a funcionar no primeiro semestre letivo deste ano.

Desde 2002 em Santa Maria, a Ulbra atualmente conta com mais de 30 cursos de graduação que somam, juntos, 1,1 mil alunos (nas modalidades presencial e EaD), e mais de 50 funcionários (entre servidores e professores). Badke recebeu o convite do reitor para conhecer o hub da Ulbra que reúne “inovação, passando pela pesquisa, iniciação científica e extensão”, pontuou Mauro Cervi.

“Isso tudo nos demonstra que a Ulbra está e seguirá presente em Santa Maria ao ofertar cursos, graduações e especializações”, avaliou o presidente do Legislativo.

Ainda no ano passado, a Câmara de Vereadores de Santa Maria aprovou um projeto de lei (PL), de autoria da prefeitura, que prevê a doação da área do campus da Ulbra para a instalação de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFAR). A área construída, que conta com prédios (são mais de 80 salas) e um auditório, será indenizada pelo Ministério da Educação (MEC) à Ulbra.

Texto: Marcelo Martins
Fotos: Gustavo Nuh