domingo, 14 de abril de 2024

08h às 12h e das 13h30 às 17h30
Sexta-feira: 07h30 às 13h30

E-mail: assessoriapresidencia@camara-sm.rs.gov.br

Comissão de Cidadania e Direitos Humanos trata de inclusão escolar para autistas e alunos atípicos

• 29/02/2024
  • 59 visualizações
  • Geral
  • Criado por: Clarissa Lovatto em 29/02/2024

A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos esteve reunida, nesta quinta-feira (29), para tratar da realidade e os desafios dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e também aqueles considerados atípicos. A reunião, que ocorreu no Plenarinho, foi presidida pela vereadora Roberta Leitão (PP), e teve ainda a presença dos demais parlamentares integrantes da comissão: Marina Callegaro (PT), delegado Getúlio de Vargas (Republicanos), Admar Pozzobom (PSDB), professor Paulo Ricardo Pedroso (PSB) e Tony Oliveira (Podemos).

Mães e familiares de crianças levaram relatos de falta de monitores e de profissionais especializados no cuidado com essas crianças em idade escolar. Várias das falas foram no sentido de denunciar a falta de acompanhamento terapêutico e pedagógico de profissionais capazes de atender a essas crianças. Situação, essa, que foi colocada como “recorrente nas redes pública e privada de ensino”. Também foi mencionado que a Defensoria Pública do Estado tem sido parceira destes pais nesta pauta.

Com base, nestes relatos, a comissão deliberou por chamar representantes das redes pública (municipal e estadual) para compreender a situação e entender o cenário relatado por pais e familiares destes alunos.

Os vereadores frisaram que a Casa acompanhará as demandas colocadas de forma que “seja assegurada a educação inclusiva e o direito de todos à igualdade de condições para acesso e permanência na escola”, frisou a vereadora Roberta Leitão.

Texto:  Marcelo Martins

Fotos: Gustavo Nuh

Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços