Santa Maria, terça-feira, 7 de maio de 2024

Comissão Especial que trata dos serviços da RGE realiza primeira reunião de trabalho

• 01/03/2024
  • Reunião de Comissão
  • Criado por: Clarissa Lovatto em 01/03/2024

A Comissão Especial que tratará dos serviços prestados pela RGE esteve reunida, na manhã desta sexta-feira (1º), para tratar de cronograma e de encaminhamentos referentes à companhia. Os trabalhos da reunião de instalação do colegiado, que ocorreram na Sala de Reuniões Lauro Machado, foram presididos pelo vereador Adelar Vargas, o Bolinha (MDB), e ainda contaram com o acompanhamento dos demais parlamentares que integram a comissão, são eles: Helen Cabral (PT), vice-presidente; e Juliano Soares (PSDB), o Juba, que é o relator do colegiado.

Os vereadores destacaram que, ao longo dos trabalhos (com duração inicial de 90 dias), a comissão observará os relatos da população. Até o momento, as reclamações se dão em situações de oscilações na energia elétrica no interior (zona rural) e também na demora no atendimento e manutenção das ocorrências reportadas pela população à companhia.

A comissão também definiu que, dentro do cronograma de trabalhos, será realizada um audiência pública para coletar o maior número possível de relatos e queixas por parte da população. Também será enviado um ofício à RGE com solicitações, por exemplo, de número de postes comprometidos trocados; relatórios quantitativos (de manutenções preventivas/corretivas, quedas de energia).  “São várias questões a serem respondidas. Vamos, entre tantas outras, perguntar se há hoje, por parte da RGE, um plano de pronta resposta a eventos climáticos adversos”, pontuou Adelar Vargas.

DEMAIS SOLICITAÇÕES

O colegiado ainda encaminhará ofícios à prefeitura e à Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (AGERGS). Ao Executivo municipal, será requerido, por exemplo, um relatório do número de cortes/podas de árvores, por região da cidade, em contato com a rede elétrica nos últimos cinco anos. Já à agência reguladora, vai ser solicitado um levantamento quantitativo de denúncias/reclamações aplicado à RGE e, também, histórico de valores pecuniários arrecadados pela companhia em Santa Maria. A consultora explica que os serviços da empresa dividem-se entre rede elétrica, manutenção de postes e poda de árvores com foco na eliminação do risco de acidente.

Texto: Marcelo Martins

Fotos: Jeferson Silva/Gabinete vereador Adelar Vargas (MDB)