Santa Maria, terça-feira, 7 de maio de 2024

• 01/03/2024
  • Reunião de Comissão
  • Criado por: Mateus Azevedo em 01/03/2024

Com uma pauta extensa, a Comissão de Políticas Públicas, Assuntos Regionais e Distritais (CPPARD), em reunião ordinária na manhã desta quinta-feira (29), tratou de temas variados. Primeiramente, o colegiado recebeu o superintendente de Fiscalização da Secretaria Extraordinária de Licenciamento e Desburocratização, para tratar da situação do prédio interditado da Rua Francisco Mariano da Rocha, que, inclusive, é motivo do abaixo-assinado dos moradores vizinhos à edificação.

Conforme relato dos moradores, a residência, que já pegou fogo em duas oportunidades, está em condições insalubres, inclusive com presença de animais peçonhentos. O superintendente de Fiscalização explicou aos vereadores que, na verdade, são duas casas geminadas de propriedade de pessoas distintas. Segundo ele, uma das proprietárias, ao ser contatada pela prefeitura, realizou a limpeza do local. Já a outra proprietária não reside em Santa Maria e, quando procurada via mensagem instantânea, não forneceu endereço residencial, impossibilitando a prefeitura de realizar a notificação.  Sobre esse assunto, a comissão deliberou em encaminhar denúncia ao Ministério Público, acompanhada do abaixo-assinado dos moradores.

Dengue

Outra pauta debatida pelos parlamentares foi a situação da Dengue no município, que ocupou um grande espaço na pauta do colegiado. Para debater o tema, a comissão recebeu o secretário de município de Saúde, Guilherme Ribas, o superintendente de Vigilância em Saúde, Alexandre Streb, entre outros. Em sua explanação, Streb declarou que 90% dos focos da doença em Santa Maria foram detectados em imóveis e ambientes habitados. Devido a isso, o superintendente ressalta a importância dos cuidados de prevenção que a população deve ter para impedir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença. Já Ribas informa que a prefeitura está pulverizando um larvicida em alguns bairros da Região Oeste, desde início do mês de fevereiro, para combater a doença.

Sossego Público

A comissão, novamente, tratou do barulho causado pelos testes de motores dos trens da Empresa Rumo, que acontecem no bairro Itararé. Segundo a comunidade, que recorrentemente entra em contado com os parlamentares do colegiado para relatar essa situação, esses testes acontecem de noite e de madrugada e atrapalham a população. Como deliberação, a comissão encaminhará documento explicando a situação ao Setor de Fiscalização da prefeitura que irá fiscalizar o nível do ruído emitido pela empresa nos períodos relatados (noite e madrugada).

Texto: Clarissa Lovatto e Mateus Azevedo

Foto: Luísa Monteiro