Santa Maria, terça-feira, 30 de abril de 2024

Secretaria de Saúde apresenta relatoria de gestão do ano passado

• 03/04/2024
  • Audiência Pública
  • Criado por: Mateus Azevedo em 03/04/2024

Na manhã desta quarta-feira (03), no Plenário Coronel Valença, a Secretaria de Município de Saúde (SMS) realizou apresentação do Relatório Anual de Gestão de 2023. A atividade foi coordenada pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente do Poder Legislativo. Os parlamentares Tony Oliveira (Podemos), presidente da comissão, Anita Costa Beber (Podemos), Rudys Rodrigues (MDB) e Valdir Oliveira (PT) participaram da atividade. A suplente Maria Rita Py Dutra também prestigiou a apresentação.

O secretário de município de Saúde, Guilherme Ribas, manifestou ser muito importante a realização deste relatório em conjunto com a comissão do Legislativo. “Precisamos verificar o que foi realizado em 2023. É uma obrigatoriedade que nós possuímos em lei”.

Já a secretária adjunta, Ana Paula Seerig, destacou o aumento na execução de despesas, com relação a 2022, em 13,47%; o aumento dos recursos de investimento de 15,9% para 19,23%; o aumento no número de consultas médicas de 205.423 para 244.396; a criação da Comissão Municipal de Aleitamento Humano e Alimentação Complementar Saudável, “que é um suporte bem interessante para as equipes”.

A secretária salientou também a entrega de duas unidades básicas de saúde; a regulação compartilhada do SAMU 24h: “nós fomos pioneiros no estado nessa estratégia”; a implementação de equipes completas dos CAPS; a implementação da Policlínica Central, entre outras ações.

Necessidade de qualificar o serviço

Paralelamente aos avanços apresentados pela secretária adjunta, esta também explanou sobre a necessidade de qualificar o serviço em saúde em algumas questões como: melhorar o planejamento para que o município não sofra com um alto número de casos de Dengue como ocorreu no ano passado. E que esse avanço no planejamento, segundo Seerig, já pode ser percebido nas ações de combate à doença que foram antecipadas neste ano de 2024; diminuir a demanda reprimida de consultas e exames especializados; avançar no plano de cargos, carreiras e salários; transformação do PA em UPA; falta de êxito, em 2023, em atingir a gestão plena da saúde. Sobre esse tema, Ana Paula ressalta a falta de recursos humanos e o limite prudencial como problemas para atingir essa meta. “Foi algo bem complicado durante alguns meses”.

Conforme a apresentação dos eixos norteadores, a superintendente Administrativa e Financeira, Marcileni Basso da Silveira, afirmou que o total de despesas feito pela pasta, no ano passado, foi de R$ 181.742.603,67. Após essa apresentação e das diretrizes estratégicas, o parlamentares realizaram várias perguntas ao representantes da SMS. A apresentação na íntegra, você pode acompanhar nas reprises do Canal 18.2 ou, então, pelo YouTube: TV Câmara Santa Maria a qualquer momento.

Texto: Mateus Azevedo

Foto: Luã Santos