ACEITE DE TERMOS DE USO E POLÍTICA DE PRIVACIDADE PARA O SITE

Santa Maria, sábado, 31 de agosto de 2024

Com pauta única, prefeito realiza tradicional discurso na abertura do Ano Legislativo

• 09/05/2024
  • Geral
  • Criado por: Marcelo Martins em 09/05/2024

Nesta quinta-feira (09), no Plenário Coronel Valença, o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, realizou a abertura do ano legislativo e a única pauta foi a explanação do chefe do Executivo sobre a atual situação do município. No início da manifestação, Jorge Pozzobom (PSDB) agradeceu o Poder Legislativo pela contribuição com parte do orçamento legislativo para a recuperação da infraestrutura do município. “Liberou 3 milhões do duodécimo, que é extremamente importante”.

Aluguel Social
Logo após, o prefeito informou que o Executivo protocolou o projeto do aluguel social e declarou a necessidade de celeridade na aprovação desta proposição. Explicou que valor do alugues serão de até R$ 1.200 e que contemplarão, conforme estudo preliminar feito pela Prefeitura, em torno de 250 famílias residentes em áreas com risco de deslizamento (vilas Canário e Chorupa) e que a Prefeitura, de forma direta, vai pagar o aluguel para imobiliárias e similares mediante contrato locador e locatário. O projeto terá a duração de 12 meses e um investimento de R$ 2,5 milhões. Como argumento para a aprovação da matéria, Pozzobom informou que o município, atualmente, tem em torno de 100 pessoas desabrigadas e aproximadamente 1.100 desalojadas e afirmou que “todos esses desabrigados e desalojados estão em estrita segurança”.

E que existe uma preocupação, porque não há uma estabilidade do tempo ainda. E que o solo do município continua úmido. Agradeceu aos 21 vereadores pela ajuda que estão prestando à comunidade. “Nós precisamos estar todos juntos para combater nessa guerra. Nós não sabemos como será amanhã. Se chove ou se não chove”, declarou o chefe do Executivo, solicitando a ajuda do parlamento na aprovação do projeto de aluguel social e em demais pautas.

Prevenção
Pozzobom salientou que o município não teve mais estragos com as enchentes, porque investiu em prevenção em anos anteriores, como mais de R$ 72 milhões para os projetos de macro-drenagem , R$ 10 milhões para desassoreamento, entre outras.

Arroio Grande
O prefeito manifestou espanto com os estragos estruturais no Distrito de Arroio Grande ocasionados pelas fortes chuvas. “Nunca tinha visto o que a gente passou lá”. E se comprometeu em restabelecer a infraestrutura da localidade com a recuperação de pontes, entre outras ações.

Ao final, o presidente da Câmara, Manoel Badke (UB), disse que conhece os 21 vereadores e que o partido destes se chama responsabilidade e solidariedade.

Texto: Mateus Azevedo
Foto: Luã Santos