Santa Maria, domingo, 19 de maio de 2024

Reunião da CPI anuncia as próximas oitivas

• 04/04/2013

A Comissão Parlamentar de Inquérito, instalada para averiguar os fatos e implicações que envolvem a tragédia ocorrida em 27 de janeiro realizou mais uma reunião ordinária nesta quinta-feira (04), no Plenarinho da Câmara de Vereadores.

Iniciando os trabalhos, a presidente da CPI, Maria de Lourdes Castro, fez pedido formal de desculpas em relação ao ocorrido na última quinta-feira. De acordo com a vereadora, não houve intenção nem má fé ao antecipar o horário da reunião, fato este que gerou desencontro. Maria de Lourdes Castro tomou para si a responsabilidade sobre o ocorrido, afirmando que houve um equívoco de sua parte. “Ao ver pais e familiares participando da sessão plenária ordinária, enxerguei a Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), acreditando que o todo estaria representado ali. Esse foi o meu erro, pois eu deveria ter ligado imediatamente para o senhor Adherbal”, explicou.

A escusa da vereadora foi aceita pelo presidente da AVTSM, Adherbal Ferreira. “Aceitamos o seu pedido de desculpas e seguimos acreditando que esta comissão vai fazer um bom trabalho”, afirmou. Ferreira ainda elogiou a iniciativa pela sugestão dos nomes enviados à CPI, manifestando sua aprovação.

A seguir, a presidente da comissão fez a leitura da ata referente à reunião do dia 28 de março e comunicou os requerimentos recebidos. Entre eles, a lista-sugestão de nomes para as próximas oitivas e a solicitação de cópias das atas existentes. Ambos os requerimentos foram entregues pelos vereadores da bancada de oposição. Maria de Lourdes Castro também deu ciência aos presentes sobre o relatório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), recebido nesta quinta-feira.

Na sequência, o advogado da AVTSM, Jonas Espig Stecca, entregou à presidente da CPI um requerimento para que, a partir de agora, a associação seja comunicada oficialmente de todos os atos praticados pela comissão, inclusive, assegurando-lhe o direito de inquirir testemunhas, quando necessário. O requerimento do advogado foi prontamente deferido pela vereadora Maria de Lourdes Castro. A relatora da CPI, vereadora Sandra Rebelato, sugeriu que o representante da AVTSM seja convidado a tomar assento junto aos membros da comissão, a partir das próximas reuniões.

Ao final, foram deliberadas as próximas ações da Comissão Parlamentar de Inquérito, decidindo que na segunda-feira (08) acontecem as oitivas das testemunhas. A partir das 9h, estão convidados a depor o major Gerson Rosa Pereira, os bombeiros Gilson Martins Dias e Vagner Guimarães Coelho, além do sargento Renan Severo Berleze. Durante tarde, a partir das 14h, foram convocados o secretário municipal de Proteção Ambiental, Luiz Alberto Carvalho Jr, o fiscal municipal Marcus Vinicius Bittencourt Biermann e o presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Santa Maria (CACISM) e ex-presidente do Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (FUNREBOM), Luiz Fernando Pacheco. As oitivas acontecem no Plenário da Câmara de Vereadores.

Texto e fotos: Ana Bittencourt