Santa Maria, sábado, 18 de maio de 2024

Travessias Urbanas em discussão na Câmara de Vereadores

• 05/04/2013

Na tarde desta sexta-feira (05), a Comissão Especial de Travessias Urbanas realizou reunião pública no Plenário da Câmara de Vereadores. Com a presença do deputado federal Paulo Pimenta, deputado estadual Valdeci Oliveira, entidades, lideranças comunitárias e empresariais de Santa Maria, a reunião discutiu as principais obras que estão sendo executadas no entorno da cidade. Antes de iniciarem os trabalhos, o deputado Paulo Pimenta foi recebido pelo presidente do Legislativo, vereador Marcelo Bisogno.

Na ocasião, o deputado Valdeci Oliveira comunicou que na tarde de hoje, ocorria a abertura dos envelopes da segunda fase do processo de licitação da obra de duplicação da RS 509, a faixa velha de Camobi. O deputado afirmou que a assinatura da Ordem de Serviço para o início dos trabalhos deve ocorrer dentro de 30 dias. Esse também foi o prazo divulgado pelo deputado federal Paulo Pimenta para a definição das empresas responsáveis pela obra da travessia urbana de Santa Maria, incluída no PAC, que deve solucionar situações críticas em cerca de 18 pontos nas rodovias que compõem o contorno da cidade, criando uma via-expressa desde a Base Aérea até o trevo da Ulbra.

Nesse contexto estão trechos com os que ligam a Avenida Walter Jobim ao Boi Morto, os trevos do Minuano e da Uglione e um acesso alternativo ao campus da UFSM pelo distrito de Pains. Pimenta referiu ainda a contratação de estudos para revitalização da faixa nova de Camobi e o projeto de conclusão da BR-392, com a abertura de um novo traçado entre Santa Maria e Santo Ângelo, além da disponibilização de oitenta milhões de reais, já contratados, para manutenção e recuperação das rodovias que circundam Santa Maria. Ao final da audiência, o deputado federal conclamou os vereadores a estudarem soluções para o sistema viário urbano que possam estar integradas às medidas dos governos estadual e federal.

Além dos vereadores Admar Pozzobom, Paulo Airton Denardin e Daniel Diniz, que integram a comissão, participaram da reunião pública parlamentares de todas as bancadas da Câmara Municipal.

A Comissão Especial de Travessias Urbanas está organizando uma audiência pública para o dia dez de maio, na Câmara.

Texto e fotos: Ana Bittencourt