ACEITE DE TERMOS DE USO E POLÍTICA DE PRIVACIDADE PARA O SITE

Santa Maria, sábado, 31 de agosto de 2024

Em sessão extraordinária, secretário de Desenvolvimento Social explica atendimento às famílias atingidas pelas fortes chuvas

• 14/06/2024
  • Geral
  • Criado por: Clarissa Lovatto em 14/06/2024

Em sessão extraordinária, o secretário de Desenvolvimento Social, Leonardo Kortz, prestou esclarecimentos aos vereadores sobre o cadastramento dos benefícios sociais do governo federal, estadual e municipal junto àquelas pessoas atingidas pelas fortes chuvas de maio. Kortz detalhou, por 30 minutos, o funcionamento e os métodos adotados na realização do cadastro dos benefícios sociais junto à União, Estado e município.

O secretário destacou que o que compete ao Executivo municipal tem sido feito. Ele enfatizou que desde os primeiros momentos dos acontecimentos severos e adversos, das enchentes do mês passado, a secretaria de Desenvolvimento Social mantém-se mobilizada para atender à população passados mais de 45 dias dos acontecimentos climáticos.

O secretário detalhou que cerca de 3 mil famílias que tiveram as residências atingidas pelas chuvas, no Município, já foram atendidas. Os atendimentos, segundo ele, observaram aos cadastros nos programas socioassistenciais para pessoas atingidas pelas chuvas e que se encaixem nos requisitos dos programas Volta por Cima e Auxílio Reconstrução.

A força-tarefa da prefeitura contou, ao todo, com mais de duas centenas de servidores e voluntários para auxiliar aos atingidos no campo e na cidade. O secretário explicou que, no caso do Auxílio Reconstrução, foi encaminhado pelo Executivo Municipal o cadastro de mais de 1,1 mil famílias. Ainda sobre o Auxílio Reconstrução, do governo federal e que prevê o repasse de R$ 5,1 mil (em parcela única), o secretário enfatizou que benefício ainda não foi pago às famílias atingidas.

Ao fim da sessão extraordinária, os parlamentares (tanto dos blocos de situação quanto de oposição) elogiaram os trabalhos do secretário Kortz e da pasta junto às atividades de atendimento e de cadastro dos santa-marienses que necessitaram de alguma ajuda do poder público.

Texto: Marcelo Martins
Foto: Bruno Tesch