Santa Maria, quarta-feira, 3 de julho de 2024

Comissão de Representação Externa reúne-se com classes patronal e laboral para alinhar demandas do transporte público

• 21/06/2024
  • Geral
  • Criado por: Marcelo Martins em 21/06/2024

A Comissão de Representação Externa do Legislativo segue atenta aos desdobramentos referentes à pauta do transporte coletivo de Santa Maria. O colegiado esteve reunido, ainda na quinta-feira (20), com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Condutores de Veículos Rodoviários de Santa Maria e Região, Rogério Santos da Costa. Aos vereadores, Costa relatou haver um estudo que aponta para uma defasagem salarial da ordem de 36% da categoria. O índice, segundo ele, observa ao período da pandemia. No momento, o sindicato tem pleiteado 3,82% (de reposição referente à inflação) e mais 6% (de ganho real). Costa afirmou a preocupação da categoria com “um possível passivo trabalhista frente às dificuldades em se avançar em um percentual de revisão aos trabalhadores”. As seis empresas de ônibus empregam, juntas, cerca de 1,1 mil funcionários.

Na sequência, os integrantes do colegiado - Adelar Vargas, Bolinha (MDB), Alexandre Vargas (Republicanos) e Givago Ribeiro (PSDB) - e o presidente do Parlamento, o vereador Manoel Badke (UB), estiveram reunidos com os empresários do sistema de transporte coletivo Elcio Antonio Maffini, Luiz Fernando Maffini, Giuliano Saccol e Edmilson Gabardo. O diretor da Associação dos Transportadores Urbanos (ATU) de Santa Maria, Edmilson Gabardo, destacou o “protagonismo do Legislativo em estar presente ao auxiliar na mediação entre as partes envolvidas”. Gabardo fez uma retrospectiva das negociações entre os sindicatos e relatou que as tratativas se iniciaram em fevereiro deste ano. Porém, segundo ele, não se teve ainda um desfecho ainda em decorrência “da ausência de condições financeiras com a tarifa vigente”.

Gabardo enfatizou a necessidade de o modelo de transporte urbano, não somente em Santa Maria, mas em todo o país, ser urgentemente rediscutido. Os empresários destacaram que, mesmo em meio às últimas dificuldades enfrentadas pelo setor desde a pandemia, os salários dos mais de 1,1 mil funcionários das empresas de ônibus foram pagos com atrasos ou parcelados.

A Comissão de Representação Externa também esteve reunida, nesta semana, com o secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, que explicou o processo licitatório, que está sendo conduzido pela prefeitura. No mesmo encontro, o titular da pasta tratou do aporte de subsídio (da ordem de R$ 23,2 milhões) e também a isenção de ISSQN das empresas de ônibus. Esse conjunto de medidas, enfatizou o secretário, é necessário para manter a tarifa no valor atual de R$ 5.

Texto e fotos: Marcelo Martins