ACEITE DE TERMOS DE USO E POLÍTICA DE PRIVACIDADE PARA O SITE

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência. Em atenção à Lei Federal nº 13.709/2018, ao continuar navegando e ao utilizar algum serviço disponível no portal, você concorda com nossa Política de Tratamento e Proteção de Dados Pessoais.

Sessões Plenária Ordinária e Extraordinária: 3 de dezembro de 2024


  • 03/12/2024
  • 225 visualizações
  • Sessão Ordinária
  • Criado por: Camila Porto Nascimento em 03/12/2024
Compartilhe:

Na tarde desta terça-feira (03), a Câmara de Vereadores de Santa Maria realizou a 90ª Sessão Plenária Ordinária de 2024. Em pauta, a data da última sessão do ano, uma suplementação no orçamento da Câmara e a isenção de imposto na compra assistida de moradias às famílias afetadas pela tragédia climática ocorrida neste ano. Antes do início da Ordem do Dia, a comunidade falou sobre a greve dos funcionários do Hospital de Caridade. 

TRIBUNA LIVRE: Antes do início da Ordem do Dia, a comunidade utilizou a Tribuna Livre. O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Santa Maria (SINTRASA) falou abordou a greve dos técnicos de enfermagem do Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo (HCAA). As representantes da entidade classista Rosa Helena Aires Teixeira e Bruna Dias elencaram alguns dos motivos que levaram à categoria a paralisar as atividades: escalas reduzidas; falta de colaboradores; excesso de tarefas não ligadas ao paciente; falta de atendimento médico no trabalho; vale-alimentação defasado e dissídio não pago. As sindicalistas ressaltaram que buscam melhorias nas condições laborais para retomarem as atividades e que a greve seria um pedido de socorro, já que, até então, não houve acordo com a direção da instituição. Por fim, destacaram que a paralisação das atividades não visa prejudicar a população, tampouco a imagem do hospital, mas sim buscar um acordo que seja bom para todos os envolvidos. 

Logo no início da Ordem do Dia, os vereadores discutiram e apreciaram Moção Apoio/ Solidariedade à Greve dos Técnicos e Técnicas de Enfermagem do HCAA. A autora da proposição, vereadora Helen Cabral (PT), defendeu o pagamento do piso salarial da enfermagem à categoria. Em votação nominal, a moção foi aprovada, por unanimidade, dos vereadores presentes. 

O Projeto de Resolução Legislativa nº 20/2024, de autoria da Mesa Diretora, foi acatado pelos parlamentares. A matéria estabelece como dia 19 de dezembro de 2024, com início às 15h, a última Sessão Plenária Ordinária do ano. Além disso, o projeto estabelece o horário de expediente ao público externo no período de 20 de dezembro a 02 de janeiro de 2025 em turno único, das 7h30 às 13h30. Ainda, coloca os dias 24 dezembro e 31 de dezembro, vésperas de feriado, como ponto facultativo aos servidores do legislativo. 

INCLUÍDO NA ORDEM DO DIA: A pedido dos vereadores, dois projetos que não estavam na pauta foram incluídos na Ordem do Dia. São eles:

- Projeto de Resolução Legislativa nº 19/2024, de autoria da Mesa Diretora. A matéria autoriza o Poder Legislativo a abrir crédito adicional do tipo suplementar no orçamento do exercício de 2024, no valor de R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais). O projeto foi aprovado pelos parlamentares. 

- Projeto de Lei nº 9854/2024, de autoria do Poder Executivo, que altera o Anexo X da Lei nº 6867, de 26 de dezembro de 2023, que Estima a Receita e Fixa a Despesa do Município para o Exercício Financeiro de 2024. A matéria estabelece a isenção de Imposto sobre a Transmissão Inter Vivos de Bens Imóveis (ITBI) aos imóveis adquiridos pelo programa Minha Casa Minha Vida na aquisição de casas em benefício das famílias afetadas pela calamidade pública ocorrida nos meses de abril e maio. 

Por fim, passou em primeira discussão, Projeto de Lei nº 9234/2021, o qual denomina de "Rua Oclides Machado" o atual Corredor Manoel Pinto na Vila Ipiranga, Bairro Passo das Tropas. A proposição, de autoria do vereador Adelar Vargas (MDB), deve ser apreciada pelos parlamentares na próxima sessão, dia 5 de dezembro. 

SESSÃO EXTRAORDINÁRIA: Em Sessão Plenária Extraordinária, os vereadores aprovaram Projeto de Lei nº 9854/2024, de autoria do Poder Executivo, o qual estabelece a isenção de Imposto sobre a Transmissão Inter Vivos de Bens Imóveis (ITBI) aos imóveis adquiridos pelo programa Minha Casa Minha Vida na aquisição de casas em benefício das famílias afetadas pela tragédia climática ocorrida neste ano. 

Texto: Camila Porto
Fotos: Luísa Monteiro e Gustavo Nuh


Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços