Santa Maria, sábado, 18 de maio de 2024

Comissão de Direitos Humanos se reúne com CDC Estação dos Ventos

• 18/04/2013

Na tarde desta quarta-feira (17), a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania promoveu reunião no Centro de Desenvolvimento Comunitário Estação dos Ventos, localizado no Km3. A comissão foi procurada para resolver o problema que tem causado preocupação nos moradores da região. No dia 28 de março, o local foi interditado pela vigilância sanitária. Funcionando há oito anos, o CDC Estação dos Ventos atendia 94 crianças de 0 a 16 anos, proporcionando atividades lúdicas, artísticas e culturais, além de oferecer projetos como manicure e pedicure e oficina de panificação para as mães.
Também participaram da reunião representantes da Secretaria Municipal de Educação (Smed), da Secretaria de Assistência Social e da Central de Matrículas.

A principal reclamação da coordenadora do CDC, Fabiana Pereira Ribeiro, é o fato da comunidade não ter sido avisada sobre o fechamento do local. A interdição deixou as crianças desamparadas e está afetando as mães, que não podem trabalhar porque não têm um lugar seguro para deixar os filhos. O centro oferece alimentação e recreação para crianças de três meses a seis anos e desenvolve projetos em diferentes áreas para os maiores de seis anos, em turno inverso à escola.

De acordo com a secretária adjunta de Educação, Silvana Guerino, a Smed solicitou à coordenadora que enviasse uma listagem com os dados de nascimento, filiação e endereço de todas as crianças que frequentam o CDC, a fim de encaminhá-los para as creches próximas. No entanto, Fabiana explica que não poderia enviar dados pessoais sem a autorização dos pais, portanto, não teve tempo hábil para elaborar os registros.

Os integrantes da comissão ouviram as queixas dos usuários do CDC e ponderaram que o problema maior é ser solucionado no momento é a questão da regularização do terreno. A coordenadora do centro explicou que a área é uma ocupação e por isso o local não possui os alvarás que permitem o funcionamento. Fabiana Ribeiro também argumentou que o CDC não é uma creche e sim um local de assistência às crianças e moradores, oferecendo a possibilidade de convívio e desenvolvimento social.

A partir do relato dos moradores, os vereadores se comprometeram a buscar as medidas legais necessárias para a regularização da área e consequente liberação dos alvarás para que o centro comunitário volte a funcionar. A secretária de Assistência Social, Ione Lemos e a secretaria adjunta de Educação, Silvana Guerino, vão intermediar a questão junto ao Poder Executivo a fim de devolver às crianças o lugar para desenvolverem suas atividades.

Participaram da reunião no Centro de Desenvolvimento Comunitário Estação dos Ventos os vereadores Coronel Vargas (presidente da Comissão de Direitos Humanos), Marta Zanella, Luciano Guerra e João Carlos Maciel.

Texto e fotos: Ana Bittencourt