Santa Maria, sexta-feira, 12 de julho de 2024

Comissão Especial do Saneamento Básico conversa com produtores rurais

• 19/04/2013

A Comissão Especial formada para acompanhar a implementação do saneamento básico da Região Leste de Santa Maria realizou reunião, na tarde desta sexta-feira (19), em Camobi. A comissão, formada pelos vereadores Manoel Badke (presidente), Marta Zanella (vice-presidente) e Jorge Trindade (relator) foi procurada por produtores de arroz dos distritos de Arroio Grande, Pinhais e Palma. Os agricultores estão preocupados com possíveis prejuízos na irrigação das lavouras a partir da instalação da rede que vai levar o saneamento para regiões do bairro Camobi. A obra tem previsão de ficar pronta em 24 meses e, em seu primeiro módulo, deve atender cerca de 23 mil pessoas, que representam sete mil economias.

O objetivo da reunião, de acordo com o presidente da comissão, vereador Manoel Badke, é tranquilizar os produtores. “Não haverá problemas no abastecimento de água, oriunda do rio Vacacaí Mirim. Estamos aqui para desmitificar esse temor apresentado pelos agricultores da região”, destaca.
Para as explicações técnicas sobre a obra com projeto aprovado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a comissão convidou a participar engenheiros da Companhia Riograndense de Saneamento, a Corsan. O superintendente da Corsan Santa Maria, José Roberto Epstein, e o chefe da Unidade de Camobi, Jorge Pinto, conversaram com cerca de dez arrozeiros e explicaram, passo a passo, como serão as obras que vão proporcionar desenvolvimento e qualidade de vida para a população da região leste. “Não procede este receio de que a implantação da rede de tratamento de esgoto vai diminuir a vazão da bacia hidrográfica. Estamos aqui justamente para tranquiliza-los sobre esta questão.”, explicou o engenheiro José Epstein.

O próximo passo da Comissão Especial formada para acompanhar a implementação do saneamento básico na Região Leste é a realização de audiências públicas com a população, para que os moradores possam conhecer como será a realização das obras que levará 84 km de rede de saneamento ao bairro. “É certo que teremos que abrir ruas e interromper outras tantas. Mas precisamos mostrar para a população que depois de todo o aparente caos, os moradores da região leste terão melhorias visíveis em suas vidas. O desenvolvimento de Santa Maria e o asfaltamento de ruas é um compromisso do governo Schirmer. E a nossa comissão está atenta a isso.”, enfatizou Manoel Badke.
Também participaram da reunião os vereadores João Carlos Maciel, Daniel Diniz e Luciano Guerra, que, juntamente com os vereadores integrantes da comissão especial, moram e representam o bairro Camobi.

Texto e fotos: Ana Bittencourt