Santa Maria, quinta-feira, 8 de agosto de 2024

Professores da Escola João Hundertmark reivindicam benefício cancelado

• 19/04/2013

Na tarde desta sexta-feira (19), o presidente do Legislativo, vereador Marcelo Zappe Bisogno, participou de reunião com professores e direção da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Hundertmark, na localidade de Passo da Ferreira, no distrito de Boca do Monte.

A reunião foi intermediada pela professora Luci Tia da Moto, parceira da escola e que comunicou o problema à presidência do Legislativo. Segundo as professoras, um benefício concedido à categoria através de Decreto Executivo, chamado de “Difícil Acesso” foi cancelado há cerca de um mês pela Comissão Técnica de Análise e Avaliação. A comissão é formada por representantes da Secretaria de Município da Educação e de outros órgãos do Poder Executivo.

O “Difícil Acesso” foi cancelado em duas outras escolas municipais, Adelmo Simas Genro e Diácono João Luiz Pozzobom. No entanto, nestes locais o benefício já foi regularizado. As professoras da escola no Passo da Ferreira buscam explicações para entender porque não estão recebendo o auxílio de 20% no salário básico. “Nos sentimos prejudicados. Precisamos do auxílio porque nos enquadramos nos critérios estabelecidos pelo Decreto Executivo que garante o Difícil Acesso, como os horários incompatíveis com o transporte coletivo e o acesso à escola, que tem parte do percurso não pavimentado e com péssimas condições de trafegabilidade.”, enfatiza a diretora Gilce Spode Arruda.

O corpo docente teme a possibilidade de êxodo dos professores e a queda da qualidade de ensino, já conquistada e comprovada no último IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Fundada em 1980, a escola ficou em terceiro lugar entre as escolas municipais de Santa Maria.

O presidente Marcelo Bisogno pretende formalizar convite para a secretaria adjunta de Educação, Silvana Guerino, para participar de reunião com a direção, conselho escolar e Associação Círculo de Pais, Professores, Funcionário e Alunos (ACPM) da escola.

Texto e fotos: Ana Bittencourt