- 11/04/2025
- 52 visualizações
- Geral
- Criado por: Clarissa Lovatto em 11/04/2025
Na manhã desta sexta-feira (11), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga possíveis irregularidades no serviço prestado pela Corsan ouviu Luciana Luso Carvalho; conselheira da AGERGS (Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul) e Ricardo Pereira da Silva, diretor de Saneamento e Irrigação da AGERGS. Os depoimentos se estenderam até o início da tarde.
As oitivas aconteceram no Plenário Coronel Valença e contou com a presença dos três integrantes do colegiado: Tubias Callil (PL), presidente, Sérgio Cechin, (PP), vice-presidente, e Helen Cabral (PT), relatora. A atividade foi acompanhada pelo procurador jurídico Lucas Saccol.
Os parlamentares realizaram diversas perguntas aos depoentes, especialmente sobre as principais atribuições da agência estadual; se nos últimos anos aconteceu retirada de poder de fiscalização da Agergs; quais procedimentos para fiscalizar os serviços prestados pela Corsan e o contrato de concessão; quais ações adotadas quando verificadas cobranças indevidas por parte da empresa de saneamento; se a prefeitura de Santa Maria contatou a agência para tratar a situação da Corsan em Santa Maria; como a agência fiscaliza o fornecimento de água com a qualidade e pressão adequada e se há legalidade de aplicação de multa quando removido indevidamente hidrômetros.
As oitivas de hoje foram transmitidas, ao vivo, pelo Canal 18.2 e podem ser conferidas aqui.
A CPI agendou para a próxima segunda-feira (14), às 14h e às 16h, respectivamente, as oitivas de Rossana Schuch Boeira, ex-procuradora do município de Santa Maria, e Yuri Vendrúsculo, ex-fiscal do contrato do município com a Corsan.
Fotos: Gustavo Nuh