Santa Maria, sexta-feira, 12 de julho de 2024

Presidente do Legislativo se reúne com moradores do Parque Pinheiro Machado

• 23/04/2013

Na noite desta segunda-feira (22), o presidente do Legislativo, vereador Marcelo Zappe Bisogno, esteve reunido com cerca de 30 moradores do bairro Parque Pinheiro Machado, zona Oeste de Santa Maria. A comunidade solicitou audiência com Bisogno para tratar sobre o asfaltamento de ruas do bairro.

No dia 28 de maio de 2012, moradores da Rua Mato Grosso expediram documento endereçado à Secretaria de Município de Infraestrutura e Serviços, manifestando interesse em aderir ao Programa de Asfaltamento Comunitário, o Pró-Asfalto. Pelo programa, os moradores deveriam se responsabilizar pela doação formal à prefeitura, de materiais aplicáveis à obra, nas condições e quantidades acordados em um Termo de Cooperação a ser firmado com o Poder Executivo. A partir da adesão ao programa, a comunidade comprou os meios-fios e espera pelo asfaltamento prometido. No entanto, há quase um ano, as principais ruas do bairro continuam empoeiradas e embarradas em dias de chuva.

Durante a conversa, além de moradores da rua Mato Grosso, também estiveram reunidos representantes das ruas Pernambuco, Maceió e Belo Horizonte, todas integrantes do Pró-Asfalto.

De acordo com o presidente do Legislativo, a reunião foi fundamental para ouvir as reivindicações da comunidade. A partir dela, Bisogno agendou uma audiência com a chefe de gabinete do prefeito, Magali Marques da Rocha, para esta quarta-feira (24), às 16h, no prédio da SUCV. O presidente da Câmara irá acompanhar uma comissão de moradores do bairro Parque Pinheiro Machado que deverão entregar toda a documentação comprobatória da adesão ao programa de asfaltamento comunitário.

“É nosso papel cobrar a secretaria de Infraestrutura e Serviços porque tanta demora no asfaltamento dessas ruas. A comunidade já cumpriu sua parte no acordo, já adquiriu os materiais e aguarda a mão-de-obra, que é de responsabilidade da prefeitura”, destaca Marcelo Bisogno.

Na mesma ocasião, Marcelo Bisogno também conversou com moradores da vila Por do Sol. Lá, a principal reclamação diz respeito à rua M, que está sem condições de trafegabilidade. O líder comunitário Leonel Pacheco, morador da região há 22 anos, relata as dificuldades de acesso pela via, onde funciona a sede a Associativismo, ligada a Sociedade Vicente Pallotti e o ambulatório do projeto Mão Amiga, do Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo, localizado na escola marista do bairro Nova Santa Marta.
“Os caminhões que trazem refeições para as mulheres do projeto Associativismo não consegue mais entrar na rua. No projeto Mão Amiga, muitos médicos estão deixando de vir para cá, pois não conseguem entrar na rua com os carros. Me preocupa na necessidade de uma emergência. Como uma ambulância vai entrar aqui?”, questiona o morador.

O vereador irá protocolar pedido de providências também para a rua M, cobrando dos órgãos competentes a responsabilidade sobre as condições da via.

Texto e fotos: Ana Bittencourt