- 29/05/2025
- 255 visualizações
- Sessão Ordinária
- Criado por: Mateus Azevedo em 29/05/2025
Na sessão desta quinta-feira (29), na Sala Coronel Valença, o Poder Legislativo de Santa Maria homenageou o Instituto Boina Azul através de Expediente Nobre. Duas moções, uma de congratulações e outra de repúdio, e um projeto de lei complementar em primeira discussão, que seriam analisados e votados, retornam à ordem do dia na próxima sessão. Isso porque o quórum mínimo, previsto dentro do regimento interno, para deliberar (votar, por exemplo) é de 11 vereadores. No entanto, dez estavam na sessão. Por isso, não foi possível dar sequência à sessão.
Expediente Nobre
Uma homenagem ao Dia Internacional dos Peacekeepers, Soldados da Paz, especialmente aqueles que partiram de Santa Maria para cumprir missões de manutenção da paz no mundo sob a égide da Organização das Nações Unidas (ONU) foi a temática do Expediente Nobre proposto pelo vereador Rudys Confirmadíssimo (MDB). “Sinto-me profundamente honrado em prestar esta justa homenagem”. O parlamentar argumentou ainda que o Brasil, desde 1956, tem se destacado em missões de paz e salientou a participação dos soldados santa-marienses nessas missões. “Santa Maria se afirma como celeiro de soldados da paz".
O representante do Instituto Boina Azul, Paulo Birriel, também utilizou a tribuna e agradeceu a homenagem prestada pelo parlamento municipal. “O nosso muito obrigado pelo apadrinhamento desse expediente nobre que, por suas palavras, também nos honra e honra o empenho dos Boinas Azuis em suas respectivas missões de paz”. Disse que a entidade tem 77 anos de atuação em prol da paz mundial. Citou a atuação no Haiti, em 2016, após a catástrofe ocasionada pela passagem de um furacão, que atingiu 1 milhão de pessoas e gerou quase 1000 mortes; o resgate de vítimas na serra fluminense, em 2011, após desastre natural, que atingiu seis municípios e vitimou cerca de 1000 pessoas; em 2017, o apoio à comunidade de São Francisco de Paula, quando um tornado atingiu 400 moradias e desabrigou várias pessoas; em 2019, no município de Brumadinho (MG) “na assistência social à centenas de famílias atingidas como consequência do desabamento da barragem Córrego do Feijão”; na assistência a diversas famílias durante a pandemia de Covid- 19, ente outras ações.
Moções adiadas
Moção de Congratulação nº 34/2025, de autoria da vereadora Alice Carvalho (PSOL), pelo aniversário de 30 anos da Companhia Retalhos de Teatro, de Santa Maria.
Moção de Repúdio nº 1/2025, de autoria do vereador Tubias Callil (PL), à Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) pelos problemas no abastecimento de água e esgotamento sanitário, pela falta de investimentos na rede de abastecimento de água e esgoto na cidade, pelas insuficiências técnicas na solução dos problemas, pelas fiscalizações e autuações irregulares e pelas cobranças abusivas por parte da empresa, aterrorizando a população de Santa Maria.
Primeira discussão adiada
Projeto de Lei Complementar nº 2/2025, de autoria do vereador Guilherme Badke, Manequinho (Republicanos), que insere o artigo 74-a, na Lei Complementar nº 092/2012, que dispõe sobre o código de posturas do município de Santa Maria. Essa proposição pontua em sua justificativa que “a presente proposta visa permitir que a comunidade local efetue a limpeza e remoção de galhos e matos das margens da estradas, que tanto atrapalham a visibilidade dos veículos”.
Texto: Mateus Azevedo
Foto: Gustavo Nuh