ACEITE DE TERMOS DE USO E POLÍTICA DE PRIVACIDADE PARA O SITE

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência. Em atenção à Lei Federal nº 13.709/2018, ao continuar navegando e ao utilizar algum serviço disponível no portal, você concorda com nossa Política de Tratamento e Proteção de Dados Pessoais.

Atendimento a pacientes com fibromialgia é pauta de reunião externa


  • 24/06/2025
  • 67 visualizações
  • Reunião de Comissão
  • Criado por: Marcelo Martins em 24/06/2025
Compartilhe:

O atendimento a pacientes com fibromialgia - uma doença crônica e de difícil diagnóstico – continua a ser pauta da Comissão de Saúde e Meio Ambiente que, na manhã desta terça-feira (24), promoveu uma reunião externa com o médico Humberto Palma, diretor técnico do HUSM (Hospital Universitário de Santa Maria).  A atividade, realizada no Auditório Gulerpe, dá sequência a uma série de tratativas do colegiado a fim de garantir o acesso ao atendimento prioritário e garantido em lei às pessoas com fibromialgia.

O vereador Givago Ribeiro (PSDB), presidente da comissão, registrou que objetivo da reunião consistiu em entender o fluxo do encaminhamento de pacientes com fibromialgia e também quais os serviços ofertados. “Tivemos uma audiência muito esclarecedora no sentido de entender o fluxo desde a atenção primária até o encaminhamento ao HUSM. De que forma, esses pacientes têm acesso aos tratamentos que são importantes diante do quadro da fibromialgia”, enfatizou.  Givago ressaltou, ainda, que a reunião foi elucidativa no sentido de reiterar  a importância de atenção primária, especialmente na realização dos diagnósticos, evitando, assim, filas extensas de espera para encaminhamentos junto ao HUSM.

O diretor técnico do HUSM, Humberto Palma, explicou que a fibromialgia pode e deve ser diagnosticada e tratada na rede primeira de saúde e, para tanto, as secretarias municipais de saúde precisam estar estruturadas com profissionais de múltiplas áreas para prestar atendimento. Informou que o paciente - adulto ou criança - necessita de atenção muito próxima e, assim, as ações na saúde primária permitem esse acompanhamento. E, eventualmente, quando as pessoas com fibromialgia não conseguem uma melhoria clínica ou resultado satisfatório com médico que atua no seu território poderiam, nesse cenário, ser encaminhadas para serviço de complexidade maior (Hospital Universitário ou outros hospitais da região) que, por sua vez, entrariam com outros protocolos para garantir qualidade de vida.

Palma destacou, ainda, que pacientes com fibromialgia não caracterizam emergência e, assim, não devem se dirigir ao Pronto-Socorro do HUSM.  A forma de entrada no hospital é via Gercon - sistema de gerenciamento de consultas – no qual o paciente recebe encaminhamento pela unidades básicas de saúde ou prefeitura, que cadastram o usuário para dia e horário marcado para consulta.

A comissão é composta pelos vereadores Givago Ribeiro/presidente (PSDB), Valdir Oliveira (PT), Sidinei Cardoso (PT), Marcelo Bisogno (UB), Luiz Roberto Meneghetti (Novo), Luiz Carlos Fort (Progressistas) e Professor Luiz Fernando (PDT).  O vereador Fort ausente à reunião  em razão de atestado médico.

 

Texto: Clarissa Lovatto

Fotos: Gustavo Nuh


Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços