- 08/07/2025
- 26 visualizações
- Geral
- Criado por: Marcelo Martins em 08/07/2025
A CPI da Água esteve, nesta terça-feira (8), na localidade de Passo do Macaco, zona rural, para realizar o primeiro trabalho de campo do colegiado. Os parlamentares – Sergio Cechin (PP), presidente; Adelar Vargas/Bolinha (MDB), vice-presidente; e Guilherme Badke/Manequinho (Republicanos) – acompanharam as atividades que estão sendo executadas pelas equipes da Corsan/Aegea para concluir a interligação das novas adutoras em construção no Rio Ibucuí.
A meta é que as três novas adutoras, com tubulação de 600 milimetros, possibilitem a captação e condução da água do rio até a Estação de Tratamento da Água (ETA) da Vila Vitória. Uma vez concluída, a obra deverá assegurar uma maior estabilidade ao abastecimento de água no município. O presidente da CPI da Água, Sergio Cechin (PP), avalia que a largada dos trabalhos deve primar pela busca de respostas aos questionamentos mais recorrentes da sociedade, como, por exemplo, a falta de água.
A gestora da Unidade da Corsan, Andreia Zanini, enfatizou que os trabalhos da companhia - mobilizam dezenas de trabalhadores - para viabilizar a conexão das outras duas adutoras, de 350 milímetros, que também estão sendo instaladas sob o leito do rio. No entanto, ela ressalva que, até a conclusão dessas etapas, as regiões mais distantes e em áreas mais altas do município podem enfrentar oscilações na pressão ou desabastecimento. A nova travessia conta com tubulação reforçada, protegida por estruturas de ferro e concreto, para reduzir riscos de rompimentos futuros, explica Andreia.
Os trabalhos do colegiado, com duração inicial de 90 dias, preveem um leque de atuação da CPI da Água, que está estruturado nos seguintes eixos: investigar o contrato firmado entre Prefeitura e Corsan/Aegea; licitação para abertura feita para a construção da obra da adutora para trazer mais água da barragem Rodolfo Costa e Silva para resolver a falta de água em Santa Maria; PPCI de hidrantes e investigar possível descumprimento das obrigações previstas no contrato.
Texto e fotos: Marcelo Martins