ACEITE DE TERMOS DE USO E POLÍTICA DE PRIVACIDADE PARA O SITE

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência. Em atenção à Lei Federal nº 13.709/2018, ao continuar navegando e ao utilizar algum serviço disponível no portal, você concorda com nossa Política de Tratamento e Proteção de Dados Pessoais.

Subcomissão é formada para tratar sobre o avanço da tuberculose em Santa Maria


  • 15/07/2025
  • 57 visualizações
  • Geral
  • Criado por: Camila Porto Nascimento em 15/07/2025
Compartilhe:

Na manhã desta terça-feira (15), a Comissão Permanente de Saúde e Meio Ambiente esteve reunida no Plenarinho da Casa Legislativa. Em pauta, o avanço dos casos de tuberculose em Santa Maria. Ao final da reunião, os parlamentares presentes deliberaram a criação de uma subcomissão que irá fiscalizar a situação na cidade. 

A responsável pelo setor de Tuberculose na Secretaria de Município e Saúde, enfermeira Letícia Mota, explicou que a tuberculose é uma doença causada por uma bactéria, de transmissão respiratória, e de alta disseminação. Entre os sintomas mais frequentes, citou: tosse persistente, perda de peso e sudorese noturna. Sobre os infectados diagnosticados em Santa Maria, a profissional informou que 124 pacientes estão em tratamento. 

A enfermeira apresentou à comissão os dados referentes aos primeiros quatro meses do ano. Dos 343 testes rápidos realizados, 65 foram positivos. Ainda, destacou que a meta do Ministério da Saúde é de que 1% da população local seja testada a fim de monitorar a atividade da bactéria. Levando em consideração os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Santa Maria possui 271.735 habitantes, e, dessa forma, as unidades de saúde estariam realizando testagens aquém da meta nacional, que seria de mais e 2.700 testes no mesmo período. 

Por fim, apontou aos parlamentares que, neste momento, a Secretaria Municipal de Saúde estaria realizando um trabalho de descentralização do atendimento da tuberculose, anteriormente, realizado somente na Policlínica José Erasmo Crossetti. Para isso, um treinamento está sendo oferecido aos profissionais da saúde que atuam nas unidades básicas de saúde de modo que, tão logo identifiquem os sintomas condizentes com a doença, realizem o teste na própria unidade. 

Diante do apresentado, os vereadores deliberaram por formar um colegiado temporário para acompanhar o trabalho desenvolvido nos postos de saúde, bem como a prevenção e o avanço dos casos no município. A subcomissão ficou formada pelos vereadores Valdir Oliveira (PT), como presidente, Fort (PP), como vice-presidente, e Luiz Roberto Meneghetti (Novo), relator. 

Fazem parte da Comissão de Saúde e Meio Ambiente os vereadores Givago Ribeiro (PSDB), ausente para participar da reunião da Mesa Diretora, Fort (PP), Professor Luiz Fernando (PDT), em viagem autorizada, Luiz Roberto Menegheti (Novo), Marcelo Bisogno (UB), em viagem autorizada, Sidi Cardoso (PT), em viagem autorizada, e Valdir Oliveira (PT).

Texto: Camila Porto

Fotos: Graciane Lorenzi (estagiária)


Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços