Santa Maria, sexta-feira, 12 de julho de 2024

Legislativo santa-mariense mobilizado pela BR 392

• 29/04/2013

Os vereadores Admar Pozzobom e Daniel Diniz, integrantes da Comissão Especial de Travessias Urbanas, o presidente da Câmara, Marcelo Zappe Bisogno, e os vereadores Luiz Carlos Fort e Ovidio Mayer participaram da audiência pública, na Casa de Cultura, em São Pedro do Sul, para tratar da construção do novo trecho da BR 392, que ligará Santa Maria a Santo Ângelo. A obra, incluída no PAC 2, está orçada preliminarmente em R$1,6 bilhão e a intenção é iniciar execução da licitação em 2014 ou, no máximo, no primeiro semestre de 2015, conforme informou o deputado federal Paulo Pimenta, que promoveu a audiência em parceria com a prefeitura de São Pedro do Sul.
O presidente da Câmara de Vereadores, vereador Marcelo Zappe Bisogno, compôs a mesa de trabalhos, representando o município na audiência, que lotou a Casa de Cultura com a presença de vereadores, prefeitos, empresários e produtores rurais da região. Bisogno destacou a representatividade de Santa Maria na audiência com a presença de cinco vereadores. “Precisamos pensar forte no desenvolvimento da região e Santa Maria”, enfatizou.
Durante a explicação do projeto de construção do novo trecho, Pimenta lembrou que a ideia da construção do novo trecho iniciou em 2009, com a participação do ex-diretor geral do DNIT, Hideraldo Caron, do ex-prefeito de Santo Ângelo, Eduardo Loureiro. “É uma estrada que une Oceano Atlântico ao Pacífico, unindo dois portos. É a maior obra de infraestrutura rodoviária que vai ser executada no Rio Grande do Sul. Em 2009 era uma ideia, agora a estrada está incluída no PAC”, ponderou, informando que já foram feitos estudos de viabilidade técnico e ambiental. Paulo Pimenta sugeriu a formação de um grupo de trabalho da região para participar da mobilização acerca da BR, comunicando que, no próximo sábado, na Fenaminho ( em Santo Ângelo) acontece reunião com lideranças locais para tratar do assunto. A intenção é, em no máximo, 40 dias realizar audiência no DNIT em Brasília.

Texto e fotos: Clarissa Lovatto Barros