- 10/09/2025
- 30 visualizações
- Audiência Pública
- Criado por: Clarissa Lovatto em 10/09/2025
Com as galerias do Plenário lotadas, a Comissão de Saúde e Meio Ambiente promoveu, na tarde desta quarta-feira (10), audiência pública para discutir a possível transferência de local da Estratégia Saúde da Família (ESF) Vila Santos. Participaram da reunião os vereadores integrantes da comissão: Givago Ribeiro (PSDB) – presidente, Valdir Oliveira (PT) – vice-presidente, Fort (PP), Professor Luiz Fernando (PDT Cardoso (PT). O vereador Luiz Roberto Meneghetti (Novo) com justificativa de ausência (atestado médico). Os vereadores Alexandre Vargas (Republicanos), Helen Cabral (PT), Marina Callegaro (PT), Rudys Confirmadíssimo (MDB), não integrantes do colegiado, também participaram da audiência.
O vice-presidente, vereador Valdir Oliveira, explicou que audiência foi solicitada pelos usuários da ESF Vila Santos. “Com o nosso plenário lotado, isso representa angústia e o interesse dessa comunidade para que a ESF permaneça naquele local”, destacou, acrescentando que a comunidade discorda que a ESF Vila Santos seja anexada nas demais duas equipes na unidade da Vila Urlândia.
A cidadã Leda Garcia argumentou que a junção das unidades da Santos e da Urlândia compromete os princípios de territorialização e vínculos, pilares fundamentais da estratégia da saúde da família, cujo modelo preconiza o cuidado contínuo e próximo da população. Assim, expressou o desejo da comunidade de que a comunidade da Vila Santos permaneça sendo atendida no próprio território.
O proprietário do imóvel no qual está situada a unidade de saúde, Celso Marçal, declarou que ficou sabendo pela comunidade que prefeitura está procurando outro local para sediar a ESF. Registrou que contratou engenheiro e arquiteto para elaboração de projeto para realizar as reformas conforme as exigências da prefeitura, arcando com as despesas desde que exista contrapartida do município. “Eu ofereci para a prefeitura para fazer reforma total e para os funcionários terem refeitório, para pessoas receberem bom atendimento e para ninguém precisar erguer cadeira de rodas para pessoas serem atendidas”, declarou. Registrou que participou da audiência a convite da comunidade e dos servidores da ESF Vila Santos.
O secretário municipal de Saúde, Guilherme Ribas, informou que há diálogo com o proprietário do imóvel – em que está situada a ESF – para realizar as reformas necessárias e, concomitantemente, registrou que a prefeitura estuda alternativas para Estratégia de Saúde permanecer no território da Vila Santos. “Vamos fazer de tudo para permanecer no território”, destacou.
A audiência pública foi transmitida, ao vivo, pela TV Câmara SM e pode ser conferida no YouTube.
Texto: Clarissa Lovatto
Fotos: Luã Santos (assessoria gabinete parlamentar)