ACEITE DE TERMOS DE USO E POLÍTICA DE PRIVACIDADE PARA O SITE

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência. Em atenção à Lei Federal nº 13.709/2018, ao continuar navegando e ao utilizar algum serviço disponível no portal, você concorda com nossa Política de Tratamento e Proteção de Dados Pessoais.

Câmara realiza audiência pública para debater sobre a situação da tuberculose em Santa Maria


  • 17/09/2025
  • 22 visualizações
  • Audiência Pública
  • Criado por: Clarissa Lovatto em 17/09/2025
Compartilhe:

A Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria promoveu, na tarde desta quarta-feira (17), uma audiência pública para debater a situação da tuberculose no município. O encontro foi organizado pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente e contou com transmissão ao vivo pelos canais oficiais da Casa (Canal 18.2 da TV aberta e pelo  Canal da TV Câmara no Youtube. 

O objetivo da reunião foi discutir os desafios no enfrentamento da doença e buscar estratégias conjuntas entre gestores, profissionais de saúde e comunidade. O vice-presidente colegiado, vereador Valdir Oliveira (PT), destacou que abordar o assunto da tuberculose em Santa Maria, principalmente em uma audiência pública, faz com que o município tenha condições de diminuir a proliferação de casos, bem como preparar o atendimento aos pacientes e o ambiente de trabalho para quem atua na área da saúde.   

De acordo com os debatedores, a tuberculose ainda é um problema de saúde pública em Santa Maria, exigindo atenção especial em ações de prevenção, diagnóstico precoce e acompanhamento dos pacientes. Conforme Letícia Nascimento Mota, enfermeira responsável pelo setor de tuberculose no município, no início do ano foram realizados 343 testes para identificar casos da doença em Santa Maria, desse total, 65, ou seja, cerca de 19% dos testes deram positivo para tuberculose. Ainda de acordo com Letícia Mota, a identificação desses casos foi possível graças aos testes rápidos, tomografias e ao LF-LAM – um teste feito para identificar a tuberculose utilizando a urina de pacientes como amostra. 

A audiência reforçou a importância da integração entre os serviços de saúde e da conscientização da população para reduzir os índices da doença. Para isso, as unidades básicas têm demostrado um interesse em mandar e diagnosticar precocemente os casos de tuberculose aqui no município. Como encaminhamento, a subcomissão composta pelos vereadores Valdir – presidente; Fort – vice-presidente; e Luiz Roberto Meneghetti – relator; irá percorrer as unidades de saúde para saber como está o processo de testagem e quais dificuldades enfrentadas pelas unidades de saúde. 

Entre os participantes estavam a superintendente de Atenção Especializada da Secretaria de Saúde, Juliana Pruni, que também representou o Secretário de Saúde; a coordenadora setorial, Liliane Dalla Lasta; a enfermeira responsável pelo setor de tuberculose, Letícia Nascimento Mota e Elisiane Fernandes Neto, representante da vigilância em saúde do município. Também marcaram presença Pedro Augusto Crespo da Silva, representante da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS/RS), profissionais da rede municipal de saúde, além de assessores parlamentares.

Compõem a Comissão de Saúde e Meio Ambiente, os vereadores Givago Ribeiro (PSDB) – presidente; Valdir Oliveira (PT) – vice-presidente; Luiz Carlos Fort (Progressistas); professor Luiz Fernando (PDT); Luiz Roberto Meneghetti (Novo); Marcelo Zappe Bisogno (União Brasil) e Sidi Cardoso (PT).

Texto e fotos: Gustavo Nuh (estagiário de jornalismo)

Revisão: Clarissa Lovatto 


Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços