Santa Maria, quinta-feira, 8 de agosto de 2024

Legislativo de Santa Maria participa de reunião sobre o Plano de Acessos Asfálticos

• 03/05/2013

O presidente do Legislativo, vereador Marcelo Zappe Bisogno, representou o Legislativo de Santa Maria na cidade de Faxinal do Soturno, na noite desta sexta-feira (03), durante a reunião promovida pelos deputados Paulo Pimenta e Valdeci Oliveira, para tratar do Plano de Acessos Asfálticos dos Municípios da Região Centro. O vice-presidente da Comissão Especial da Travessia Urbana, vereador Daniel Diniz, também esteve presente. O encontro aconteceu no CTG Coração do Rio Grande e contou com a participação de representantes do governo estadual, prefeitos e vereadores de oito cidades da 4ª Colônia.

Durante a reunião, o diretor geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem – DAER, Carlos Vieira, acompanhado pelo Diretor de Obras do DAER, Laércio Torales, fez detalhada explanação sobre o andamento das obras que estão sendo realizadas na região central do Estado. De acordo com Vieira, ao todo, são 104 acessos municipais demandados pelos prefeitos gaúchos na década de 90 que estão sendo contabilizados. “O DAER quer que todas estas obras estejam em andamento já no ano que vem”, afirma.

Em relação às duas obras mais significativas para os santa-marienses, a duplicação da ERS 509 e a estrada para São Martinho da Serra, Vieira destacou que os 4,3 km que serão duplicados na Faixa Velha de Camobi (ERS 509) terão o resultado da licitação em 40 ou 45 dias, passando para a fase de assinatura do contrato. Já o contrato para a construção do viaduto no cruzamento com a Avenida Osvaldo Cruz e Rua Antonio Botega deverá ser assinado nos próximos dias. Os 17,3 km da estrada para São Martinho da Serra estão com suas obras paradas e ainda há indefinição no traçado da rodovia na chegada a Santa Maria.

Os representantes do DAER detalharam ainda a situação de cada uma das rodovias e obras previstas para a região central, nos municípios da 4ª Colônia. De acordo com Carlos Vieira, os acessos asfálticos são compromisso do governo do Estado e há recursos suficientes para execução.

Texto e fotos: Ana Bittencourt