Santa Maria, sexta-feira, 12 de julho de 2024

Projeto educativo é apresentado à Comissão Especial da Câmara

• 03/05/2013

A Comissão Especial que estuda a legislação de segurança e prevenção de incêndio realizou uma reunião extraordinária na tarde desta sexta-feira (03), no Plenário da Câmara de Vereadores.

Na ocasião, integrantes do Corpo de Bombeiros apresentaram aos vereadores integrantes da comissão o projeto educacional intitulado “Proteção contra sinistros: ações preventivas em escolas”. O projeto tem por objetivo levar informação a professores, alunos e pais sobre as atitudes e decisões a serem tomadas em casos de emergência. A proposta é educar a comunidade escolar sobre situações de risco, fomentando a discussão para criar a cultura de uma sociedade consciente, responsável e cumpridora das normas de segurança vigentes.

Em São Gabriel, onde o projeto já foi implantado, as escolas municipais oferecem aos alunos cerca de 30 horas-aula onde são trabalhados temas como prevenção de incêndio e segurança, além de proporcionar treinamento de professores, que se tornam multiplicadores das ações. Também existe a possibilidade de realização de exercícios práticos e simulados de evacuação, para a implementação de medidas preventivas. A intenção é que o projeto se torne referência para a consolidação de um programa oficial que possa ser desenvolvido em outras escolas.

Segundo os bombeiros, este é um trabalho que requer dedicação e tempo, mas que pode ser facilmente implantada nas instituições de ensino de Santa Maria. A secretária adjunta da Secretaria de Município de Educação - SMED, Silvana Guerino, participou da reunião e destacou que a SMED tem interesse em receber o projeto. “Estamos prontos e abertos para esta grande parceria com o Corpo de Bombeiros para sistematizar estas questões”, enfatizou.

Texto: Ana Bittencourt