Câmara realiza Sessão Solene para a entrega da Comenda Dr. José Mariano da Rocha Filho e Prêmio Paulo Freire de Talentos em Educação
- 28/10/2025
- 27 visualizações
- Sessão Solene
- Criado por: Camila Porto em 28/10/2025
Na noite desta terça-feira (28), a Câmara de Vereadores de Santa Maria realizou Sessão Solene para a entrega de duas condecorações: a Comenda Dr. José Mariano da Rocha Filho e o Prêmio Paulo Freire de Talentos em Educação 2025.
A Comenda Dr. José Mariano da Rocha Filho foi entregue ao educador Alberto Reckziegel. O vereador Sérgio Cechin fez um resumo da trajetória do homenageado. Informou que Alberto é oriundo de uma família de 11 filhos, natural de Santa Rosa, e que, na década de 70, mudou-se para Santa Maria. O vereador citou que o homenageado também morou na Espanha e no Chile, quando teria se aprofundado no ensino em tempo integral. No retorno à Santa Maria, implantou o turno integral nas escolas do interior e em Itaara.
Emocionado, o agraciado agradeceu: “muito obrigado por todas as pessoas envolvidas com a educação, pois a educação muda o mundo”, disse o professor Alberto Reckziegel.
Dando continuidade a solenidade, a vereadora Alice Carvalho foi a responsável por apresentar o Prêmio Paulo Freire em Educação. Lembrou que a premiação foi instituída há mais de 20 anos, por lei, e é dirigida a educadores cujos projetos em instituições públicas de ensino tenham se destacado, seja em nível municipal, estadual ou federal. Por fim, ressaltou o papel transformador da educação e a importância de Paulo Freire para o ensino do país.
Abaixo, veja os premiados com o Prêmio Paulo Freire em Educação de 2025.
CATEGORIA EJA
- 1º lugar: Retratos de resistência: a luta cotidiana de mulheres periféricas a partir de quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus, de Merce Elena Wolpato Siqueira e Sandra Beatriz de Andrade Cardoso, da Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa.
- 2º lugar: Projeto “Educação em Tom Maior: Vozes Negras”, de Lucélia Santana de Souza Portugal e Maribel da Costa Dal Bem, educadoras da E.E.E.M. Cilon Rosa.
CATEGORIA ENSINO MÉDIO
- 1º lugar: Vozes da Justiça: desafios e alianças no combate à violência contra a mulher, de Sandra Beatriz de Andrade Cardoso, da Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa.
- 2º lugar: Projeto Criação de Robô Humanóide alinhado ao discurso de sustentabilidade da Agenda 2030, de Carini da Silva Schuster Justem, da Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa.
- 3º lugar: Projeto “Recicle Atitudes antes que seja irreciclável”, de Lucélia Santana de Souza Portugal, da Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa.
Menções honrosas/ Categoria Ensino Médio:
- Carini da Silva Schuster Justem, da E.E.E.M. Cilon Rosa, com o Projeto A contextualização do Ensino Médio: construção de parede como proposta didática no ensino de matemática.
- Patrícia Ferreira Fernandes, da E.E.E.M. Cilon Rosa, com o Projeto Espiral de plantas medicinais e produção de sabonetes e óleos essenciais: saber tradicional e ciência integrados à prática pedagógica.
ENSINO FUNDAMENTAL
- 1º lugar: Sacola das possibilidades – cada história, um novo olhar para o mundo, de Zenith Lima Fava, Fabiana Miglioranzi dos Santos, Flávia Regina Oliveira do Prado, Gislaine Gonçalves da Silva, Veneza Cauduro Peranzoni, do Instituto Estadual de educação Olavo Bilac.
- 2º lugar: Projeto Carrinho do conto – A representação das diferenças e deficiências a partir de histórias contadas com bonecos de pano, de Marcia Emília Taborda de Souza, do Colégio Estadual Tancredo Neves.
- 3º lugar: Lulina e o Tubarão Tumêlo: um mergulho na Educação Fiscal, de Flávia Bento Farias, da E.M.E.F. Profª Rejane Garcia Gervini.
Texto: Camila Porto
Fotos: Graciane Lorenzi
VLibras (9)
