- 16/12/2025
- 85 visualizações
- Reunião de Comissão
- Criado por: Clarissa Lovatto em 16/12/2025
Na manhã desta terça-feira (16), a Comissão de Saúde e Meio Ambiente, na última reunião ordinária do ano, recebeu o secretário municipal de Saúde, Guilherme Ribas, para prestar esclarecimentos sobre as longas filas nas farmácias municipais e também a respeito de possível surto de meningite. O colegiado realizou o convite para presença do secretário, atendendo à solicitação do vereador Tubias Callil. Fazem parte do colegiado os vereadores Givago Ribeiro (PSDB), Fort (PP), Luiz Fernando Cuozzo Lemos (PDT), Luiz Roberto Meneghetti (Novo), Marcelo Bisogno (UB), Valdir Oliveira (PT) e Sidinei Cardoso (PT).
Os vereadores questionaram o secretário sobre os motivos pelos quais as pessoas ficam aguardando horas para serem atendidas na Farmácia Municipal e, muitas vezes, não conseguem fichas para atendimento nem os remédios que necessitam. Em relação à meningite, os edis relataram que já houve um óbito em razão da doença e indagaram quais as ações da prefeitura de Santa Maria para orientar a população sobre a meningite e as formas de evitá-la.
O titular da pasta afirmou aos vereadores que não está feliz com a situação das longas filas formadas na Farmácia de Medicamentos Especiais. “Tenho sensibilidade para melhorar. Precisamos evoluir a dispensação de medicamentos”, observou Ribas. Esclareceu que a prefeitura tem procurado um local físico para unificar, no mesmo espaço, a farmácia municipal central (localizada na Rua André Marques) e a farmácia de medicamentos especiais (situada na Avenida Presidente Vargas) e, deste modo, otimizar o atendimento aos cidadãos. Porém, segundo o secretário, os 15 locais visitados não atendem às necessidades da prefeitura, seja pela metragem do espaço, seja pela capacidade de absorver a demanda.
Em relação à meningite, Guilherme Ribas tranqüilizou a população que não há surto, o qual é caracterizado quando os casos possuem relação entre si ( mesmo local, mesmo agente causador e mesmo período de tempo). Segundo o secretário, em Santa Maria, trata-se de uma doença endêmica, ou seja, ano após ano, mantém-se número de casos estável. No ano de 2025, há 35 casos notificados; sendo 25 confirmados, oito descartados e dois em investigação. No ano de 2024, houve 44 notificações; sendo 34 confirmados e 10 descartados.
A superintendente da Vigilância em Saúde, Cecília Pedro, informou que a vigilância acompanha diariamente os casos notificados e que, até o momento, Santa Maria registrou situações isoladas e sem relação entre si.
A Vigilância em Saúde está localizada na Rua Ângelo Uglione, 1534, bairro Centro. Atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 13h.
Texto: Clarissa Lovatto
Fotos: Gustavo Nuh
VLibras (9)
