PODER LEGISLATIVO DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA

Câmara de Vereadores de Santa Maria - RS

Santa Maria, sexta-feira, 12 de julho de 2024

Sessão Plenária Ordinária, dia 09 de maio de 2013.


  • 09/05/2013
Compartilhe:

TRIBUNA – O espaço da tribuna livre foi utilizado por Valdecir Pinto Bandeira, da Associação Comunitária da Vila 10 de Outubro. O líder comunitário informou ao presidente da Câmara, vereador Marcelo Zappe Bisogno, que solicitou espaço para que Carina Correa, mãe de vítima na tragédia da Kiss, expressasse seus sentimentos em nome dos demais familiares. O presidente disse que, após consultar os vereadores, decidiu abrir exceção ao disposto no regimento interno em solidariedade aos familiares das vítimas, que lotaram as galerias do plenário. Pelo regimento, somente entidades podem utilizar a tribuna livre.

Carina esclareceu que não tem qualquer vinculação política-partidária, destacando não ter nada contra a pessoa de Cezar Schirmer, mas críticas à administração municipal. “Nosso filhos morreram porque pessoas pagas por nós falharam. Foram omissos nos seus deveres”, afirmou. Carina destacou que acompanha todas as oitivas da Comissão Parlamentar de Inquérito referente à tragédia na boate Kiss e conclamou aos pais a fazerem o mesmo a fim de exigir justiça e responsabilização dos culpados. Ela criticou padre Lauro Trevisan pela forma desrespeitosa que usou a dor dos familiares para publicar livro a respeito da tragédia. Por fim, Carina enfatizou que o legado dos filhos, vítimas da tragédia, é a luta pela justiça.

Resumo dos pronunciamentos

Sandra Rebelato (PP) fez registro da realização, nesta quarta-feira, do Seminário de Prevenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas, que contou com profissionais de diferentes áreas da saúde. O evento foi promovido pela Câmara de Vereadores em parceria com Ministério Público e outras entidades. A vereadora divulgou a 2ª edição do concurso cultural “Curto a vida, não curto álcool”. Neste ano, a equipe de trabalho do concurso irá trabalhar com a temática de responsabilidade do jovem frente a construção do seu presente e futuro. Os alunos serão premiados em primeiro e segundo lugar nas três categorias: vídeo, texto (poema, conto, redação), desenho.

Coronel Vargas (PSDB) lamentou a saída das pessoas das galerias do plenário após a utilização da tribuna livre. Segundo o vereador, algumas pessoas foram agressivas com os vereadores antes do início da sessão ordinária e, ao fazerem isso, agrediram o Parlamento. “Faz quatro meses que a cidade está morta. Peço que o presidente da Associação (AVTSM) nos ajude a fazer com que cidade reviva, não com expressão de ódio como está acontecendo”, comentou. O vereador afirmou que há oportunistas de plantão que causam náuseas.

Luiz Carlos Fort (PT) na linha de raciocínio do vereador Coronel Vargas, falou dos reflexos da tragédia na boate Kiss. Conforme o vereador, alguns setores do poder público “estão sangrando” com a sociedade ao não auxiliar a reconstrução da cidade. Fort informou que os Bombeiros estão cobrando adoção de medidas que há mais de década não exigiam, inviabilizando manutenção de pequenas e médias empresas. “Está muito difícil a situação para as empresas. Não dá para admitir que os Bombeiros funcionem somente na terça e quinta pela parte da manhã para atender os empresários”, comentou. Fort classificou como insalubre a situação da sala em que os Bombeiros recebem os empresários.

Maria de Lourdes Castro (PMDB) disse que “doeu” quando Carina Corre falou, na tribuna, que Santa Maria não pode voltar a sorrir. Maria de Lourdes enfatizou que, em nome dos 241 jovens vítimas da tragédia, a cidade precisa voltar a sorrir e seja repleta de felicidades. “Essas mortes têm que servir de estímulo para que nunca mais, no mundo, ocorra tragédia como essa”, observou, acrescentando que o trágico evento deve servir para aprimorar a legislação. Pediu aos formadores de opinião que não utilizem a tragédia para fomentar o ódio.

João Carlos Maciel (PMDB) afirmou que, muitas vezes, têm vontade abraçar os familiares participantes da vigília em memória às vítimas da tragédia na boate Kiss Informou que, em reunião na prefeitura, o pai de uma vítima repudiou um gesto de cumprimento e, a partir disso, começou a se questionar qual postura deveria adotar. Registrou que assistiu à palestra de psicólogo especialista em situações traumáticas, o qual afirmou que o pior está por vir daqui a algumas décadas. Afirmou que é preciso criar corrente positiva, entendendo a dor dos pais que perderam os filhos.

Luciano Guerra (PT) relatou que acompanhou, na Assembleia Legislativa, os trabalhos da CPI instalada para investigar serviços de telefonia no Estado. Informou que, provavelmente, a Frente Parlamentar da Câmara de Vereadores em Defesa do Interior irá requerer à CPI da Assembleia a realização de audiência pública em Santa Maria para que a comunidade exponha problemas da telefonia móvel. Por fim, o vereador leu um poema em homenagem ao Dia das Mães.

Ao final da Sessão Plenária Ordinária, o presidente Marcelo Bisogno, em nome dos 21 vereadores, fez homenagem às vereadoras presentes na sessão. Maria de Lourdes Castro, Marta Zanella e Sandra Rebelato receberam flores pelo dia das mães, no próximo domingo (12).

Proposições aprovadas:

- Projeto de resolução, de autoria da vereadora Marta Zanella, que Cria a Frente Parlamentar Tradicionalista na Câmara de Vereadores. Na discussão, a vereadora destacou que a Frente pretende estimular o debate e proporcionar a integração entre o poder público e as entidades tradicionalistas, por meio de eventos, debatendo e analisando acerca do movimento tradicionalista gaúcho no município e no Estado. A Frente terá responsabilidade de buscar, junto ao poder público municipal e na sociedade, a cumplicidade para desenvolver suas atividades de acordo com a legislação municipal sem ferir as leis.

- requerimento, do vereador Admar Pozzobom e subscrito pelo vereador Coronel Vargas, que solicita envio de moção de congratulações à Capela São José pelo 63º aniversário;

- requerimento, do vereador Dr. Tavores, solicitando envio de moção de congratulações ao Tenente-Coronel Rudimar Pucheta Gonçalves pelo 70º aniversário do 29º Batalhão de Infantaria Blindada;

- requerimento, do vereador Admar Pozzobom e subscrito pelo vereador Coronel Vargas, solicitando, em nome da bancada do PSDB, envio de moção de congratulações à equipe do BOE, na pessoa do Comandante Major Cleberson Bastianello, pela importante atuação na condução do fim do assalto, com refém, ocorrido em restaurante de Santa Maria;

- requerimento, do vereador Ovidio Mayer, solicitando autorização para viagem a Brasília para participar de reunião no DNIT e discutir novo trecho da BR 392.

Projeto aprovado:

- de autoria do vereador João Carlos Maciel, que denomina de Rua João Felipe Bitencourt uma rua no distrito de Palma na cidade de Santa Maria. Na discussão, o vereador explicou que somente o Legislativo pode denominar nomes de ruas e, se não fossem os vereadores, muitos locais ainda estariam sem nome oficial.

Texto: Clarissa Lovatto Barros
Fotos: Daniela Huberty

Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços