PODER LEGISLATIVO DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA

Câmara de Vereadores de Santa Maria - RS

Santa Maria, sexta-feira, 12 de julho de 2024

Sessão Solene outorga títulos de benemerência e vereador emérito


  • 14/05/2013
Compartilhe:

A Sessão Solene realizada na noite desta terça-feira (14) na Câmara de Vereadores fez a entrega dos títulos de Cidadão Benemérito, Cidadão Honra ao Mérito, Cidadão Santa-Mariense e da distinção de Vereador emérito. A solenidade integra a programação da Semana da Câmara 2013 e aconteceu no Plenário Coronel Valença.

Com as galerias do plenário tomadas por familiares e amigos dos homenageados, o presidente do Legislativo, vereador Marcelo Zappe Bisogno, conduziu a solenidade, que contou com a presença do vice-prefeito, José Haidar Farret, representando o prefeito municipal Cezar Schirmer, Padre Silvio Weber, representando a Arquidiocese de Santa Maria, entre outras autoridades.

O ato teve início com a entrega do título de Honra ao Mérito, conferido anualmente a pessoa que tenha se destacado pela prática de renúncia, sacrifício ou solidariedade. Este ano, a honraria foi conferida à senhora Romilda Martins Machado. A vereadora Dra. Deili se pronunciou, destacando a solidariedade e bondade com o próximo entre as principais características da homenageada. Aos 68 anos, mãe de seis filhos, viúva há 27 anos, Dona Romilda se esforça para cuidar três dos filhos que necessitam atenção especial, devido ao diagnóstico de uma síndrome que limita seus movimentos e a linguagem. Dona Romilda conta com a ajuda de pessoas amigas, que diariamente colaboram com carinho e alento a ela e aos filhos Sandra, Márcia e Jaime, que vivem acamados. A vereadora destacou ainda a resignação de dona Romilda para superar as dificuldades que a vida lhe apresentou. “Carinho, amor e solidariedade são palavras que podem definir Dona Romilda”, enfatizou a vereadora. Após o pronunciamento, Dra. Deili entregou à senhora Romilda Martins Machado a placa que lhe confere o título de Honra ao Mérito. O filho de Romilda, Moacir Martins Machado, ocupou a tribuna para falar em nome da homenageada, oportunidade em que relatou todas as dificuldades enfrentadas pela mãe e a sua luta para criar os filhos. Moacir destacou a gratidão que os irmãos deficientes demonstram somente com o olhar, fazendo com que Dona Romilda se sinta recompensada por todo o esforço e dedicação.

O título de Cidadão Benemérito é conferido àquele que, por sua destacada atuação no meio social, cultural ou político, prestou relevante serviço de interesse público ao município, este ano foi conferido ao senhor Nelson Borin, que recebeu a honraria das mãos do vereador Admar Pozzobom. Em seu pronunciamento, o vereador destacou o histórico do homenageado, enfatizado sua atuação na comunidade santa-mariense. Pai de três filhas e avô de dois netos, o senhor Nelson Borin sempre auxiliou a mãe, cuidando e ajudando famílias carentes, fazendo com que se tornasse um líder comunitário no bairro Itararé. O vereador destacou a calma, a sabedoria e a diplomacia do homenageado, qualidades herdadas de sua mãe. Foi atuante em importantes entidades de Santa Maria, como o CDL. De família religiosa, o católico de voz firme cantou durante anos na Igreja Santa Catarina, tendo também participado do coral da Associação Italiana. O vereador Admar Pozzobom destacou a solidariedade, o trabalho e a fé como características do senhor Nelson Borin. Em seu pronunciamento, emocionado, o cidadão benemérito agradeceu a distinção, primeiramente a Deus, que lhe enviou com o dom de servir. Agradeceu também às pessoas que estiveram ao seu lado no que considera uma missão: a esposa Terezinha, pelo apoio em todas as dificuldades, às filhas que sempre estiveram ao lado, dando-lhe força e incentivo, aos irmãos Roberto e Claudio, companheiros da vida profissional, a todas as pessoas do bairro Itararé, que trabalham ao seu lado em favor da comunidade, aos companheiros do Rotaray, CDL e Cacism e aos demais vereadores, por terem lembrado de seu nome em tão importante homenagem. Aos 80 anos, Nelson Borin afirma que quer continuar solidário com a sua Santa Maria. Após a entrega do título, o coral Giuseppi Verdi, sob regência de Enira Trindade, fez uma homenagem ao Cidadão Benemérito, executando dois temas que abrilhantaram a noite. Enira Trindade destacou que Nelson Borin é um dos fundadores do coral, que está em atividade há 28 anos.

O título de Cidadão Santa-Mariense, conferido à pessoa natural de outro município que, por sua atuação social, cultural, política, econômica ou administrativa, tenha prestado relevante serviço à cidade de Santa Maria, foi entregue ao senhor Ilídio Antonio Biacchi. O homenageado recebeu a honraria através do vereador Paulo Denardin. Em seu pronunciamento, o vereador destacou as qualidades do homenageado, consideradas imprescindíveis para a cidade de Santa Maria. Natural de Faxinal do Soturno, aos 12 anos Ilídio Biacchi veio morar em Santa Maria, estudando e formando-se no coração do Rio Grande, tendo sido homenageado como o melhor aluno da turma por ocasião da sua formatura. Em sua vida profissional, seu Ilídio foi audacioso e confiante, destacando-se como um exemplo de simplicidade e dedicação. Foi vereador entre 1960 e 1963, em Faxinal do Soturno. Bastante dedicado ao trabalho, o empresário é sócio fundador e atual diretor presidente da empresa Pampeiro S.A. Dono de um currículo extenso, o homenageado teve citado alguns dos principais destaques de sua atuação como cidadão. O homenageado apoia e contribui com ações sociais, sendo também grande incentivador e divulgador da cultura local. Após receber a placa de Cidadão Santa-Mariense, Ilídio Biacchi e os demais presentes assistiram um vídeo, produzido por seus familiares, homenageando o empresário. Em seu discurso, Ilídio Biacchi declarou-se um santa-mariense, pois ama a terra que lhe acolheu e ajudou, contribuindo em sua trajetória profissional, apresentando-lhe muitos desafios. Foi em Santa Maria que concretizou o sonho de abrir uma empresa e acompanhar seu crescimento, através de sua perseverança, dedicação e muito trabalho de seu fundador. Biacchi enfatizou que acredita no potencial de Santa Maria. Relembrou seus primeiros anos como profissional na cidade, exercendo atividades diversas, entre elas, office-boy. O homenageado destacou e agradeceu o apoio familiar durante sua trajetória empresarial. Por fim, Ilídio Biacchi se declarou uma pessoa privilegiada, afirmando que a empresa é a sua vida, pois se dedicou muito para que tudo se concretizasse. “Também me sinto responsável pelas pessoas que colaboram comigo”, declarou. Ao agradecer a distinção, o empresário declarou-se honrado com o título a ele conferido, se sentindo
especialmente feliz por ser um cidadão de Santa Maria.

Por fim, a distinção de Vereador Emérito de 2013 foi entregue ao senhor Antonio Abelin. A homenagem é conferida a ex-parlamentares que no transcorrer de suas legislaturas tenham prestado relevantes serviços ao Poder Legislativo e a cidade de Santa Maria. O vereador Sergio Cechin fez a entrega da placa com a distinção. Em seu discurso de homenagem, o vereador Cechin parabenizou o homenageado pelo título. Jornalista e professor, Antonio Abelin recebeu destaque como um grande conciliador e um verdadeiro líder. Formado em Ciências Políticas e Econômicas, Antonio Abelin foi um dos fundadores da TV Imembuí e teve ampla atuação em rádios locais. Organizou e atuou no curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Santa Maria. Foi um dos fundadores da Rádio Universidade. Bastante articulado e empreendedor, o homenageado sempre teve o apoio da família, principalmente da esposa, dona Cora, uma das fundadoras da União Santa-mariense dos Estudantes, entidade da qual foi o primeiro presidente. Casado há 63 anos, pai de três filhos, Antonio Abelin tem oito netos. Exerceu o mandado de vereador por duas legislaturas, tendo sido presidente da casa legislativa e autor de várias leis. Representou a Câmara de Vereadores durante a inauguração da Ufsm. Precursor na organização da Feira do Livro, Antonio Abelin foi um de seus principais incentivadores. Aos 85 anos, o ex-vereador é ativo em suas atividades cotidianas, sem dispensar o tradicional cafezinho com os amigos na Galeria Chami e suas caminhadas. “A trajetória de Abelin como cidadão que ama esta terra, fica para nós como exemplo”, enfatizou o vereador. O homenageado recebeu das mãos de Sergio Cechin, a placa de Vereador Emérito. Bastante breve em seu discurso, Antonio Abelin relembrou a instalação da Televisão Imembuí em Santa Maria, divertindo os presentes com suas históricas pitorescas. Agradeceu a todos que marcaram sua trajetória pessoal, destacando a importância da família e dos companheiros de trabalho.

Após as homenagens, o vice-prefeito, José Haidar Farret, se pronunciou, parabenizando a escolha dos agraciados e cumprimentando a todos pela qualidade dos seus currículos, com seus títulos outorgados na semana de aniversário de Santa Maria, classificada pelo vice-prefeito como “a capital da solidariedade”. Por fim, transmitiu as felicitações do prefeito municipal Cezar Schirmer, agradecendo a contribuição de cada um dos homenageados em prol da cidade de Santa Maria. Dr. Farret parabenizou também a Câmara de Veredores: “Parabéns aos 21 vereadores, que souberam escolher tão bem os seus agraciados”.

Antes de encerrar as atividades da noite, o presidente do Legislativo, Marcelo Zappe Bisogno, destacou a data de hoje como uma das mais importantes do ano, congratulando com o aniversário de Santa Maria. Bisogno enfatizou o significado de cada cidadão homenageado pelo Poder Legislativo, enaltecendo seus legados pessoais. O vereador definiu como um nobre reconhecimento o ato de homenagear seus agraciados com os títulos de benemerência.

Ao final da sessão solene, o presidente Marcelo Zappe Bisogno, convidou a todos para prestigiarem o descerramento da fotografia do Vereador Emérito 2013, na Galeria dos Vereadores Eméritos, localiza na Sala de Reuniões Vereador Lauro Machado Soares.

Texto: Ana Bittencourt
Fotos: Daniela Huberty

Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços