Santa Maria, quinta-feira, 8 de agosto de 2024

Presidente do Legislativo visita Corsan e busca apoio para o traçado da Ferrovia Norte-Sul

• 15/05/2013

O presidente do Legislativo, Marcelo Zappe Bisogno, esteve em Porto Alegre na tarde desta quarta-feira (15), acompanhado pelo superintendente regional da Corsan, Julio do Espírito Santo, em visita a Companhia Riograndense de Saneamento - Corsan. Na estatal, os santa-marienses foram recebidos pelo diretor de Expansão da Corsan, Luiz Fernando Jochims e pelo chefe de gabinete, Cesar Oliveira.

Durante a reunião, foram tratadas as questões sobre o início das obras da rede de esgoto em Camobi. De acordo com Jochims, falta apenas uma liberação por parte da prefeitura para dar início à construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no bairro, localizado na região leste de Santa Maria. Marcelo Bisogno se prontificou a interceder junto à prefeitura municipal para que este detalhe seja resolvido o mais breve possível.

O presidente da Câmara também levantou a pauta do esgoto no Parque Pinheiro Machado, na zona Oeste, que deve ser instalado para esperar o asfaltamento das vias. De acordo com o diretor de Expansão do órgão, existe a possibilidade da obra ser licitada no início do ano que vem, incluindo também o esgotamento na Rua Florianópolis, que dá acesso ao Hospital Regional. “Os recursos já existem para a execução desta obra”, garante o diretor.

Bisogno soube que o PAC 2 vai destinar 119 milhões de reais para o Rio Grande do Sul, disponíveis para obras em diversos bairros de Santa Maria, entre eles, Tomazetti, Vila Lorenzi, Jockey Club, Medianeira, Campestre do Menino Deus, Prado, entre outras. O vereador ainda citou a falta de rede de esgoto na comunidade da Bela Vista e comunidade da Canários, no Campestre Menino Deus. “Algumas ruas do Campestre estão contempladas por esse projeto, pedimos que todas as vias recebam rede de esgoto”, salientou o presidente. O diretor de Expansão da Corsan colocou a estatal a disposição para atender às solicitações, reforçando que há previsão de grandes investimentos para a cidade de Santa Maria.

Na mesma tarde, Marcelo Bisogno esteve reunido com o deputado Raul Carrion, na Assembleia Legislativa, para tratar sobre o traçado das ferrovias no Estado. Carrion entregou ao presidente da Câmara um vasto material fornecido pela empresa Valec – Engenharia, Construções e Ferrovias, vencedora da licitação que executará o projeto. O deputado explicou que, inicialmente, o projeto original do traçado vinha até São Paulo, sendo que, por determinação da presidenta Dilma Roussef, a ferrovia deverá passar pelo Rio Grande do Sul.

O deputado Carrion apresentou três possibilidades. A primeira, que a ferrovia saia de São Paulo, passando por Santa Catarina e Paraná, chegando a Porto Alegre e terminando no porto de Rio Grande. A segunda possibilidade é o trajeto Paraná/Santa Catarina, passando por Passo Fundo, Erechim e Carazinho, chegando ao Vale do Rio Pardo (Santa Cruz do Sul) em direção a Rio Grande. Por fim, a terceira possibilidade é que a ferrovia parta de São Paulo, passando por Santa Catarina, Porto Alegre e Santa Maria, partindo então para Uruguaina. Bisogno destaca esta última possibilidade como a mais interessante, pois a região central teria ligação direta com o Mercosul. “Argentina e Chile já estão se mobilizando por uma ligação ferroviária até Uruguaiana, fundamental para a logística do Mercosul”, destaca Bisogno.

De acordo com o Raul Carrion, estas possibilidades deverão levar em conta questões ambientais, tratados já estabelecidos e questão técnica de cada traçado. No entanto, o deputado estadual enfatiza a importância da mobilização para alcançar os objetivos. Ainda de acordo com o deputado, a cidade de Santa Cruz do Sul já fez um levantamento com as empresas da região, a fim de conhecer as demandas de produção e transporte.

Marcelo Bisogno pretende mobilizar o Poder Público de Santa Maria, entidades e empresas a fim de desenvolver o mesmo tipo de levantamento, buscando argumentos para sustentar a necessidade de que a cidade e região tenham um traçado férreo passando por aqui.

A fim de buscar apoio para a questão das ferrovias, Marcelo Bisogno se reuniu também com o ex-deputado estadual Carlos Araújo e com a deputada estadual Juliana Brizola.

Texto: Ana Bittencourt
Fotos: João Henrique Cella de Souza