Santa Maria, terça-feira, 23 de abril de 2024

Sessão plenária

• 29/06/2010

O comissário distrital Carlos Roberto Gaida, em nome da União dos Escoteiros do Brasil - Região do Rio Grande do Sul – 4º distrito escoteiro Santa Maria, destacou a história dos cem anos de escotismo no país. Em Santa Maria, há seis grupos de escoteiros em funcionamento. Segundo Gaida, a missão do escotismo é contribuir com a educação dos jovens e a construir um mundo melhor. “Cada jovem escotista vai ter uma vida mais digna.”

Primeira discussão

- Projeto de lei, de autoria do vereador Jorge Trindade, que considera de utilidade pública municipal a ONG Associação de Hanseníase - Lepra HLDCC. Na justificativa do projeto, o vereador destacou que a ONG ajuda na identificação dos portadores da hanseníase.

Resumo dos pronunciamentos

Jorge Ricardo (PRB) informou que, na última quinta-feira (24), conversou com o prefeito Schirmer sobre diferentes assuntos, especialmente o projeto sugestivo, de sua autoria, que trata da obrigatoriedade de instalar, em parques e praças, brinquedos adaptados a crianças com necessidades especiais. Segundo o vereador, o projeto já está sendo analisado por secretarias do município. “Um projeto vai assegurar que os parques sejam locais de integração e de inclusão social”, observou.

Jorge Trindade (PT) registrou que, na segunda-feira (28), participou, na companhia de outros vereadores e do deputado estadual Fabiano Pereira, de almoço na sede dos “Gaudérios do Asfalto”. Destacou a relevância do trabalho realizado pela ONG Associação de Hanseníase. Convidou a comunidade para participar da sessão especial em homenagem aos 50 anos do Centro de Tecnologia da UFSM.

Helen Cabral (PT) cumprimentou Carlos Gaida, da União dos Escoteiros do Brasil, e ressaltou que há grande interesse dos estudantes da Escola Walter Jobim pelo movimento escotista. Relatou o 1º congresso de vereadores do PT, ocorrido em Porto Alegre nos dias 18 e 19 de junho, tendo como temática o programa de governo do candidato Tarso Genro, que disputa o Executivo estadual. No dia 26 de junho, houve homologação das candidaturas ao governo federal e estadual e também da nominata de 75 postulantes ao cargo de deputado federal e de 18, a deputado federal.

Sandra Rebelato (PP) destacou que o mês de junho é histórico para Santa Maria por ter a administração municipal Schirmer/Farret realizado a desocupação do espaço público da Avenida Rio Branco e da Praça Saldanha Marinho, ocupado até então por ambulantes, camelôs e artesãos. “Venceu a valorização das pessoas que querem trabalhar. O shopping popular já é um ponto a mais a ser visitado em Santa Maria”, observou, elogiando a atuação do secretário de Ação Comunitária, Claudio Rosa na condução da transição dos informais do espaço público para o antigo prédio do Cine Independência.

Isaias Romero (PMDB) fez referência à reportagem de Fabricio Minussi, publicada no jornal A Razão desta terça-feira (29), a respeito da Vila Belga. Romero, que é filho de ferroviário, falou da importância da rede ferroviária para o desenvolvimento de Santa Maria. Isaias Romero registrou preocupação com o aumento das ocorrências de crimes no município e no país. Segundo o vereador, umas das principais causas da criminalidade é a impunidade. “Sei que a população está assustada. Vejo que um dos caminhos é combater a impunidade”, observou. Cumprimentou o prefeito Schirmer e o secretário de Ação Comunitária, Cláudio Rosa, pela condução das negociações para transferência dos informais ao shopping popular.

João Carlos Maciel (PMDB) destacou a convenção do PMDB, ocorrida no final de semana, quando foram oficializadas candidaturas ao governo estadual, ao Senado Federal e também à Assembleia Legislativa e à Câmara dos Deputados. Elogiou a comitiva santa-mariense, conduzida pelo presidente do partido Robson Zinn, que participou do encontro que oficializou José Fogaça como candidato ao governo do Estado. “Podemos olhar para os gaúchos e lutar por todos, sem olhar para umbigo próprio. O Rio Grande do Sul pode ser maior e será maior sem dúvida alguma”, observou, acrescentando a participação de um grande número de jovens nas atividades partidárias. Ainda, em seu discurso, João Carlos Maciel parabenizou a maravilhosa condução do prefeito Schirmer da transferência dos informais do espaço público para o prédio do shopping popular. Informou que, no final desta terça-feira (29), esteve no shopping popular e constatou surpreendente movimento de clientes no local.

Sandra Rebelato (em comunicação de liderança do PP) informou que está acompanhado o prefeito Schirmer e o vice-prefeito José Farret nas visitas aos distritos de Santa Maria. A vereadora elogiou a prefeitura pela implantação de 11 programas para beneficiar os produtores rurais locais ao invés de destinar recursos na aquisição de produtos de outras cidades. Parabenizou, ainda, a atuação de Sérgio Cechin a frente da Secretaria da Regularização Fundiária. Registrou a convenção do Partido Progressista, realizada em Porto Alegre, destacando estar feliz por estar ingressando numa nova fase eleitoral

Texto: Clarissa Lovatto