Santa Maria, quinta-feira, 11 de julho de 2024

Câmara concede prêmio de reconhecimento

• 21/05/2013

A Câmara de Vereadores de Santa Maria realizou, na noite desta terça-feira (21), a sessão solene de entrega do Prêmio Terceira Idade em Ação, concedido ao senhor Dylon Lopes Nazário, fundador do grupo de apoio Amor-Exigente, organização não-governamental criada em 1992, voltada à prevenção do uso de álcool e drogas e a recuperação de dependentes químicos.

Consolidado pela Lei Municipal nº 5622/2012, o prêmio é destinado às pessoas de Santa Maria que, tendo idade igual ou superior a 65 anos e, residindo há pelo menos um ano no município, exerçam ainda atividade profissional de caráter comunitário ou beneficente.

O presidente do Legislativo, vereador Marcelo Zappe Bisogno, conduziu a cerimônia que reuniu autoridades, amigos e familiares do homenageado. À mesa, além do senhor Dylon Lopes Nazário, estavam o secretário de Juventude, Esporte, Lazer e Idoso, representando o senhor Prefeito Municipal, Cezar Schirmer, a diretora da Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide, Rosângela Recchia, representando a secretária da Cultura, Iara Druzian, o presidente do Conselho Municipal do Idoso (Comid), Alcides Pereira da Rosa, e o presidente do Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen), José Sidnei Santos.

A vereadora Maria de Lourdes Castro falou em nome do Legislativo, destacando o trabalho social desenvolvido por Dylon Nazário, somado à sua experiência de vida que contribui com a sociedade santa-mariense. Nascido em São Sebastião do Caí, o homenageado tem tradição familiar que enaltece suas qualidades como cidadão que trabalha por sua comunidade. O espírito altruísta foi destacado pela vereadora. Em sua vida profissional, Dylon Nazário sempre foi dedicado e comprometido. Envolvido com atividades esportivas, iniciou sua luta contra as drogas em 1991. É fundador do Grupo Amor-Exigente, que completará 21 anos de existência. Atua como coordenador do grupo, ajudando na recuperação de dependentes químicos. Participa ativamente do Comitê Antitabagismo Mauro Rigatto, onde realiza, em empresas e escolas do município, atividades preventivas contra o uso do tabaco, sempre lutando para manter as crianças e os jovens longe do vício. Maria de Lourdes Castro enfatizou que Dylon Nazário realiza um trabalho abnegado, voluntário e dedicado. Ao fim do seu pronunciamento, a vereadora entregou o Prêmio Terceira Idade em Ação ao senhor Dylon Lopes Nazário.

Em seu agradecimento, o homenageado chamou a esposa, Elsa Thiesen Nazário, para acompanhá-lo na tribuna. Dylon Nazário agradeceu às entidades responsáveis pela indicação do seu nome ao prêmio. Registrou seu agradecimento às pessoas que atuam com ele em seu trabalho de prevenção do uso de álcool e drogas e recuperação de dependentes químicos. “Vemos vidas sendo jogadas fora, famílias se destruindo, violência doméstica, morte, pais chegando ao extremo de acorrentar seus filhos, tudo isso em função do vício que a droga causa”, destacou. O reconhecimento pelo seu trabalho nesta área significa para ele motivo de grande orgulho. Dylon Nazário agradeceu à esposa o apoio em todos os momentos. “Minha fonte de inspiração, minha luz, meu grande amor”, finalizou.

Ao encerrar a sessão solene, Marcelo Bisogno agradeceu aos presentes e parabenizou o homenageado pelo trabalho abnegado e voluntarioso, destacando que a importante atuação de Dylan Nazário em prol da sociedade de Santa Maria. “O mínimo que nós podemos fazer por pessoas que trabalham e se dedicam a Santa Maria é prestar o nosso reconhecimento, para oficializar e registrar tudo o que o senhor fez e faz por nós”, concluiu.

Texto: Ana Bittencourt
Fotos: Daniela Huberty