PODER LEGISLATIVO DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA

Câmara de Vereadores de Santa Maria - RS

Santa Maria, quinta-feira, 11 de julho de 2024

Na Câmara, prefeito destaca metas para 2013


  • 23/05/2013
Compartilhe:

Durante a sessão plenária ordinária desta quinta-feira (23), o prefeito municipal Cezar Augusto Schirmer compareceu à Câmara de Vereadores, acompanhado pela primeira dama, Fátima Schirmer. O artigo 218 do Regimento Interno estipula que, anualmente, dentro de 90 dias do início do período legislativo, a Câmara recebe o prefeito em Sessão Extraordinária Especial. Conforme determina a Lei Orgânica do Município, o chefe do Executivo apresentou o balanço do último mandato, concluído em 2012, além dos planos para o exercício de 2013, quando inicia uma nova administração.

RETROSPECTIVA: Em seu pronunciamento, antes de expor a situação do município, o prefeito manifestou pesar pelo falecimento do Dr. João Antônio Schons, destacando a importante doação feita ao município, da área onde está sendo construído o Hospital Regional. Em seguida, o prefeito destacou que os planos para os próximos quatro anos dizem respeito a dois aspectos fundamentais: gestão e finanças. Afirmou a preocupação com a informatização da saúde, apesar dos recursos escassos. O prefeito destacou ações da gestão anterior, como por exemplo, a redução do quadro de CCs e FGs, de 345 para 260, sendo apenas 190 cargos de livre nomeação, ações de melhorias e modernização na gestão de contenção de gastos e ao incremento de receita. Destacou a criação da Controladoria e Auditoria Geral do Município – CAGM, a informatização e implantação de novos e modernos sistemas na área tributária e de folha de pagamento e a atualização dos pagamentos de precatórios, que estavam atrasados desde 1997. Schirmer listou ainda a criação da Central de Compras, Licitações e Contratos e a instituição do Almoxarifado Central e Único. Destacou que os precatórios da Prefeitura Municipal estão rigorosamente em dia. O prefeito apresentou gráficos para ilustrar a situação financeira do município em relação às suas receitas e despesas. A partir de quadros comparativos, de 2005 a 2012, o prefeito apresentou os investimentos financeiros em assistência social, educação e saúde.

METAS: Em um segundo momento, Cezar Schirmer apresentou metas para o futuro, como por exemplo, a criação de uma secretaria específica em gestão. “Nos próximos quatro anos é nossa meta transformar Santa Maria referência de gestão pública, servindo de exemplo para outros municípios do país”, afirmou. O prefeito falou sobre plano de mobilidade e recadastramento urbano, projeto que deverá fazer uma radiografia da situação de cada rua, avenida, bairro e distrito de Santa Maria, identificando suas deficiências em infraestrutura e logística, como a inexistência de escolas ou asfaltamento, carência de rede de esgoto ou transporte público, entre outros problemas, por exemplo. O prefeito também anunciou que pretende enviar à Câmara, até o final deste ano, um novo código tributário.

O prefeito cumprimentou os vereadores e agradeceu a colaboração de todos os servidores do município, enfatizando que, com a adesão de todos, os índices apresentados foram possíveis. Cezar Schirmer reassumiu o compromisso de continuar investindo na educação e na saúde – percebida por ele com algumas lacunas – reconhecendo as dificuldades existentes nesta área, além de continuar incentivando o desenvolvimento econômico, com geração de emprego e renda, buscando novos investimentos e empresas para impulsionar a economia do município. Os investimentos em cultura e turismo devem continuar, através dos projetos já existentes e outros que estão por vir. A economia criativa e o conhecimento empírico também foram apontados como metas a serem trabalhadas nos próximos anos. “Santa Maria é rica em conhecimento. Nosso principal capital é o cérebro”, afirmou.

Ao finalizar, Cezar Schirmer disse que Santa Maria não tem somente um prefeito, mas dois, citando o vice-prefeito José Haidar Farret, congratulando-o por sua experiência e competência. O prefeito destacou o momento de dor e luto pelo qual a cidade está passando, em função da tragédia de proporções mundiais ocorrida no dia 27 de janeiro. “Não temos medido esforços no sentido daquilo que precisa ser feito, inclusive em questões de responsabilização. No entanto, precisamos olhar para o futuro”. Cezar Schirmer afirma que tudo aquilo que nos enlutou, deve deixar um legado para o resto do país e do mundo, no sentido de segurança e prevenção. Por fim, enfatizou que os vereadores têm no prefeito alguém de compreensão clara sobre o grande papel que tem o Legislativo.

Texto: Ana Bittencourt
Fotos: Carolina Bonoto

Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços