Santa Maria, quinta-feira, 8 de agosto de 2024

Legislativo santa-mariense mobilizado para garantir ferrovia

• 24/05/2013

Em reunião com o deputado estadual Valdeci Oliveira na manhã desta sexta-feira (24), o presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria, vereador Marcelo Zappe Bisogno, afirmou que o Legislativo santa-mariense está empenhado para garantir que a região central do Estado seja incluída no estudo do governo federal referente à ferrovia norte-sul. O vereador Luciano Guerra também participou da reunião.

Para discutir o tema da ferrovia, a Câmara irá realizar, em parceria com a Assembleia Legislativa, audiência pública no dia 14 de junho, às 9h. No dia 05 de junho, o presidente Bisogno promove reunião preparatória com entidades de Santa Maria e região a fim de mobilizar a região para audiência do dia 14. “O que mais importa é a união dos partidos. Estamos juntos por Santa Maria e, nesse momento, a briga é para entrar no estudo da viabilidade da ferrovia passar pela região”, destacou Bisogno, enfatizando que obteve a informação de o Rio Grande do Sul pode ter até quatro traçados de ferrovia.

No dia 15 maio, o presidente da Câmara se reuniu com o deputado estadual Raul Carrion, na Assembleia Legislativa, para tratar sobre o traçado das ferrovias no Estado, oportunidade em que Carrion entregou ao presidente da Câmara material fornecido pela empresa Valec – Engenharia, Construções e Ferrovias, vencedora da licitação que executará o projeto. Inicialmente, o projeto original do traçado vinha até São Paulo, sendo que, por determinação da presidenta Dilma Roussef, a ferrovia deverá passar pelo Rio Grande do Sul.

CONVITE - Ao final da reunião com Valdeci Oliveira, Bisogno entregou ao deputado convite para participar, no dia 03 de junho, às 15h, de audiência pública referente às rodovias federais e estaduais da região. A atividade é promovida pela Comissão Especial das Travessias Urbanas.

Texto: Clarissa Lovatto Barros
Fotos: Cristian Cunha