Santa Maria, domingo, 16 de junho de 2024

Comissão Especial e Corsan apresentam sistema de esgoto sanitário para Camobi

• 04/06/2013

Em audiência pública realizada no CTG Sentinela da Querência, em Camobi, na noite desta segunda-feira (03), a população de Camobi pode conhecer o investimento previsto para coleta e tratamento de esgoto sanitário no bairro, com orçamento previsto em R$ 24milhões. Promovida pela Câmara de Vereadores, através da Comissão Especial para acompanhar a implementação do saneamento básico na região Leste de Santa Maria, a atividade contou com a presença do presidente do Legislativo, vereador Marcelo Zappe Bisogno, do prefeito municipal Cezar Schirmer e representantes da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). Também participaram o reitor da Universidade Federal, Felipe Müller, os deputados estaduais Jorge Pozzobom e Valdeci Oliveira, o secretário do Centro Administrativo da Região Leste, Vacile Zimmermann, o secretário de Infraestrutura e Serviços, Tubias Calil, o secretário de Proteção Ambiental, Luiz Alberto Carvalho Junior e demais vereadores.

De acordo com o superintendente da Corsan, Julio do Espírito Santo, o Sistema de Esgotamento Sanitário de Camobi consiste em execução de redes coletoras de esgotos com várias estações elevatórias e moderna Estação de Tratamento de Esgotos (ETE). A rede coletora foi projetada para funcionar como sistema separador absoluto e irá veicular os efluentes domésticos até a rede ou estações elevatórias de esgotos que conduzirão o esgoto a ETE.

No final de maio, o prefeito Schirmer assinou a Licença de Operação Ambiental, autorizando o início das obras na região Leste. A partir da licença, a Corsan vai dar início à instalação de 75 quilômetros de rede de esgoto sanitário no bairro.

Ao final da audiência, moradores puderam tirar dúvidas sobre o andamento das obras, que deverá ser realizada sistematicamente devido ao tamanho da área do projeto, dividida em seis bacias.
O presidente da Comissão, vereador Manoel Badke, explicou que a população terá alguns transtornos quando as obras começarem, mas a finalidade garante que os benefícios para a população serão maiores. Participam da comissão a vereadora Marta Zanella (vice-presidente) e o vereador Jorge Trindade (relator).

Texto e fotos: Ana Bittencourt